Dom Orani João Tempesta

Porta-voz da Assembleia faz balanço do encontro

“A assembleia também é um momento de confraternização entre nós bispos, de partilhar vida e, ao mesmo tempo, de renovação na oração”, afirmou o porta-voz da 49º Assembleia Geral da CNBB e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ao final do encontro que reuniu bispos de todo o país.

O porta-voz declarou ainda que o fato de a assembleia ter acontecido em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, deu uma conotação mais popular ao encontro. “Há o contato com o povo nas Missas, na Basílica, é um clima diferente por estarmos em um Santuário por onde passam romeiros de todo o Brasil”, ressaltou.

Acesse
.:
Fotos da homenagem no Flickr
.: Cobertura completa da Assembleia dos Bispos 2011

Referindo-se aos trabalhos realizados na assembleia, Dom Orani explicou que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, aprovadas durante o evento, já estão sendo impressas para posterior divulgação em todo o país. E destacou que as Diretrizes servirão de plano de trabalho para a próxima gestão da CNBB e irão inspirar os próximos planos pastorais.

O arcebispo comentou também as eleições deste ano para a presidência e as 12 Comissões Episcopais da CNBB, e recordou que o novo quadro será composto por um total de nove membros novos, além do ex-secretário-geral, Dom Dimas Lara Barbosa, que passou a ser o presidente da Comissão de Comunicação Social, e do responsável pelo Setor Juventude e Bispo Auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, que irá presidir a nova Comissão para a Juventude.

“Tivemos a oportunidade também de aprovar as Diretrizes para o Diaconato Permanente, de ouvir várias apresentações e manifestações da Comissão de Doutrina da Fé e da Comissão de Liturgia”, destacou Dom Orani ao recordar os outros pontos de discussão da assembleia.

Ao mencionar a abordagem no encontro sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Dom Orani falou da possibilidade de a próxima acontecer no Brasil. Por fim, o porta-voz recordou outros temas abordados durante a assembleia, como os trabalhos em relação ao novo Sínodo dos Bispos e os 50 anos do Concílio Vaticano II.

“Encerramos com belíssimas conclusões e com passos cheios de esperança para o futuro”, felicitou o Arcebispo do Rio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo