Em São Paulo

Porta Santa do Ano da Misericórdia é aberta na Catedral da Sé

Catedral ficou lotada de fiéis que passaram pela Porta da Misericórdia, aberta pelo Cardeal Odilo Scherer neste domingo, 13

Arquidiocese de SP

Abertura da Porta Santa na Catedral da Sé / Foto: Luciney Martins

Abertura da Porta Santa na Catedral da Sé / Foto: Luciney Martins

“Esta é a porta do Senhor: por ela entraremos para dar graças ao Senhor!”. Após essas palavras, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, abriu a Porta Santa do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na Catedral da Sé, na manhã deste domingo, 13.

A celebração aconteceu em sintonia com a abertura das Portas da Misericórdia na Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, pelo Papa Francisco, e nas catedrais e santuários de todo o mundo.

A Catedral ficou lotada de fiéis que passaram pela Porta Santa para participarem da celebração. Os ritos se iniciaram na Igreja São Gonçalo (atrás da Catedral), reunindo o Arcebispo, bispos auxiliares, padres e fiéis, que seguiram em procissão pelas ruas do centro da cidade até a entrada da Catedral.

Na homilia, Dom Odilo destacou que a palavra “Alegrai-vos” ressoa forte na liturgia desde 3º Domingo do Advento, chamado de “Domingo da Alegria”. “Alegrai-vos o Senhor está perto”, exortou o Arcebispo.

Jubileu é ano de alegria e conversão

O Cardeal também explicou que o Ano da Misericórdia, inaugurado pelo Papa Francisco no último dia 8, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, é um tempo santo dado por Deus e deve ser vivido com intensa alegria.

Ainda de acordo com Dom Odilo, o jubileu é um ano de alegria e de conversão, para voltar pra Deus. “Reconhecer a misericórdia de Deus é um ato de sincera humildade e fé. Este é um ano favorável para isso. Ano para acolher o perdão de Deus”, afirmou.

O Arcebispo também frisou que além de reconhecer a misericórdia de Deus para com cada um, com o Ano Santo, o Santo Padre também convida todos para a prática da misericórdia, sendo, como indica o lema do Jubileu, “Misericordiosos como o Pai”.

Além da Catedral, durante a tarde, foram abertas portas santas em mais cinco igrejas da Arquidiocese, nas regiões episcopais Belém, Brasilândia, Ipiranga, Lapa e Santana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo