O alimento está mais caro e não é só no Brasil. Os preços dobraram desde o início do ano e afetam diretamente a economia mundial. A atual crise alimentar é tema da série desta semana do Canção Nova Notícias que você revê aqui no noticias.cancaonova.com. A reportagem é de Fernanda Postigo.
Assista à reportagem
Nos últimos três anos os preços dos alimentos triplicaram, subiram em média 75%. Segundo dados da Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, ( FAO), o índice geral de preços elaborados pela instituição teve variação de 37% entre 2006 e 2008. Produtos básicos como arroz, feijão, milho e soja foram os que mais subiram de preço.
O mundo está sofrendo com a crise, mas as situações devastadoras são sentidas principalmente nos países pobres onde os alimentos frequentemente são responsáveis por mais da metade da renda de uma família.
Mas o que leva o aumento de preço dos alimentos? Acredita-se que diferentes fatores contribuem para este aumento. Entre eles, o aumento do preço dos combustíveis e insumos energéticos, o aumento da produção de biocombustíveis, a melhora da qualidade de vida da população e secas em diferente partes do planeta.
O Governo brasileiro afirma que a atual crise alimentar irá favorecer a agricultura brasileira. Segundo ele, a crise da falta de alimento, trará oportunidade para os grandes e pequenos produtores rurais.
Assista a segunda reportagem desta série hoje, no Canção Nova Notícias, às 19h30, na TV Canção Nova