Neste domingo, 22, cidadãos de Brasília e Rio de Janeiro realizam protestos contra a presença do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no Brasil, e as violações dos direitos humanos no país iraniano. Ahmadinejad chega ao Brasil nesta segunda-feira, 23.
A Associação Cultural Israelita do Distrito Federal convidou os cidadãos para uma manifestação em defesa da paz e dos direitos humanos. Eles estão reunidos desde de 12h, em frente ao Palácio Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios.
Já no Rio de Janeiro, cerca de 800 pessoas se reuniram as 10h, na Praia de Ipanema. Ainda são esperados mais manifestantes no local, onde se concentraram representantes de entidades sociais. Foram distribuídos cartões vermelhos e manisfestantes levantam cartazes com dizeres como "Senhor Presidente: liberdade de expressão. Explique ao convidado" ou "O holocausto não existiu?".
No último sábado, 21, quem foi à praia viu no céu um outro protesto, também contra a visita do presidente do Irã. O avião fez um sobrevoo na orla carioca exibindo uma faixa que pedia que Ahmadinejad respeite os direitos humanos e não venha ao país.
A agenda do iraniano será política e econômica. Além de encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), Ahmadinejad virá acompanhado de 200 empresários.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com