Com o tema “Por uma política ética com o serviço à vida e dignidade humana e ao bem comum”, o Congresso das Comissões Diocesanas em Defesa da Vida do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai apresentar uma abordagem política ao encontro com a proposta de levar aos órgãos legislativos a defesa da vida e dignidade humana.
O congresso vai acontecer neste próximo fim de semana, dias 15 e 16 de agosto, em Atibaia (SP), e um de seus principais projetos é a instituição das Comissões de Acompanhamento Político Permanente (CAPPs), nas esferas municipais, estadual e federal. Como esclarece a coordenadora da Comissão Regional em Defesa da Vida e organizadora do evento, Drª. Dolly Guimarães, estas CAPPs serão formadas por equipes voluntárias das dioceses e poderão acompanhar o trabalho dos legisladores e a votação de leis. “Precisamos desse tipo de abordagem porque são os políticos e governantes que decidem a nossa vida e, são nessas casas de lei, que tem se decidido, como em vários países, a questão da vida humana”, declara.
Além de temas ligados à vida, como o aborto, eutanásia e células-tronco, o congresso vai tratar de assuntos que ferem a dignidade humana e da família, como as recentes discussões sobre o divórcio instantâneo, que está em tramitação através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com qualquer requisito constitucional para que um matrimônio seja desfeito. A proposta, originária na Câmara, está para ser aprovada no Senado, onde recebeu o número PEC 28/2009.
Ao falar sobre a participação das comissões do estado de São Paulo, Drª. Dolly Guimarães explica que o objetivo “é reunir todas as dioceses do Regional Sul 1 e, a partir de então, fazer uma formação sobre essa questão da vida e a questão política que a envolve e, assim, traçar modos de ação para que possamos mudar essa realidade e fazer o Reino de Deus acontecer”, declara.
Entre os palestrantes estão médicos e advogados do Rio de Janeiro e Brasília, além da presença do presidente do Regional 1, Dom Nelson Westrupp, o presidente da Comissão Regional, Dom José Benedito Simão, os deputados Miguel Martini e Talmir Rodrigues e o vereador de São Paulo Gabriel Chalita.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com