A Polícia Rodoviária Federal volta a intensificar o policiamento nas estradas federais de todo o Brasil por conta da Operação Finados.
Entre zero hora desta quinta-feira ,(1), e meia noite de domingo,(4), cerca de 9.500 policiais vão se revezar na fiscalização dos 61 mil quilômetros de rodovias federais, apoiados por viaturas, helicópteros, radares, bafômetros e etilômetros.
Em 2006, o feriado coincidiu com uma quinta-feira e a operação durou apenas três dias. Para fins de comparação, a PRF vai utilizar como parâmetro os resultados da Operação Nossa Senhora Aparecida de 2007, que registrou 1.592 acidentes, 1.187 feridos e 92 mortes.
Bi-trens e cegonhas terão horário especial
O tráfego de caminhões bi-trens e cegonhas também terá restrições nesse feriado. A medida é para aumentar a segurança de veículos menores e o caminhoneiro que descumprir a restrição será multado em R$ 85,13 (infração média), receberá quatro pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e permanecerá com o veículo estacionado, até a liberação pela polícia.
A limitação vale apenas para trechos de pista simples e cada período terá duração de seis horas. Serão retidos veículos com ou sem carga, independente de possuírem ou não Autorização Especial de Trânsito (AET).
Confira os dias e horários de restrições:
1º de novembro, quinta-feira, das 16h às 22h;
2 de novembro, sexta-feira, das 6h às 12h;
4 de novembro, domingo, das 16h às 22h.
O telefone de emergência da PRF é o 191. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atende pelo número 192 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Os resultados finais da operação serão divulgados na manhã do dia cinco de novembro, salvo imprevistos.