Nova etapa

Polícia Federal realiza 30ª fase da operação Lava Jato

Lava Jato investiga propina de R$40 mi em contratos de fornecedoras de tubos da Petrobras

Da redação, com Reuters

A força-tarefa da Lava Jato deflagrou, nesta terça-feira, 24, a 30ª fase da operação para investigar empresas fornecedoras de tubos suspeitas de firmar contratos fictícios com a Petrobras para viabilizar o repasse ilegal de recursos para pessoas envolvidas no esquema bilionário de corrupção na estatal.

As investigações apontam pagamento de propinas no valor de ao menos 40 milhões de reais em contratos da estatal com duas empresas de tubos que totalizam montante superior a 5 bilhões de reais, envolvendo principalmente a diretoria de Serviços da Petrobras, de acordo com o Ministério Público Federal.

Segundo o MPF, os investigadores levantaram fortes indícios de participação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, já condenado a mais de 23 anos de prisão por crimes cometidos no âmbito da Lava Jato, e do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, condenado em três ações diferentes relacionados à operação, com pena de prisão que soma mais de 50 anos de detenção.

“Os fatos foram apontados inicialmente por réus colaboradores, que também pagaram propina à diretoria de Serviços da Petrobras por meio da empresa investigada”, afirmou o MPF em comunicado.

Nova etapa

A nova etapa da Lava Jato cumpre no total dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta terça, e foi batizada de operação Vício, segundo comunicado da Polícia Federal.

Entre os alvos estão executivos e sócios das empresas fornecedoras de tubos, um escritório de advocacia utilizado para o repasse de dinheiro, dois funcionários da Petrobras e operadores financeiros do esquema de corrupção.

“As investigações estão inseridas diretamente no já revelado esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras. Trata-se da apreciação de vários contratos e correspondentes repasses de valores não devidos ocorridos entre empresas contratantes da Petrobras e funcionários da estatal e agentes públicos e políticos”, afirmou a nota da PF.

A nova fase da Lava Jato foi deflagrada apenas um dia após a prisão de um ex-funcionário do PP na 29ª fase da operação, que encerrou um intervalo de mais de 40 dias sem ações da operação nas ruas e que foi a primeira desde que o presidente interino Michel Temer assumiu a Presidência no lugar da presidente afastada Dilma Rousseff.

A operação desta terça-feira também acontece um dia após o senador Romero Jucá (PMDB-RR) ter se afastado do comando do Ministério do Planejamento após a divulgação de uma conversa, pelo jornal Folha de S.Paulo, em que ele teria sugerido um pacto para tentar paralisar a Lava Jato, na primeira grande crise em menos de duas semanas de governo Temer.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo