A Polícia Federal prometeu, nesta segunda-feira, 18, apresentar em 15 dias o 'manual' com orientações para os policiais diante das restrições do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o uso de algemas em casos excepcionais.
Assista à reportagem
O ministro da Justiça discutiu ontem, com o diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, as restrições ao uso da algemas nas operações. O diretor criticou a decisão do STF, afirmando que só no Brasil se discute uma norma de segurança tão eficaz.
A discussão sobre o uso das algemas se fortaleceu depois das prisões da operação Satiaghara. Nos últimos anos, a Polícia Federal vem investigando crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, prendendo políticos e empresários envolvidos.
Segundo o diretor, em 15 dias, o novo manual de procedimentos da Polícia Federal será repassado aos policiais. De acordo com ele, um grupo de trabalho, já está examinando as determinações do STF para adequá-las à rotina dos policiais. Observando, principalmente, a segurança de todos os envolvidos em cada operação.