Ano Novo

Planos são importantes, diz psicóloga sobre metas para 2019

Metas para o novo ano incluem planos para a vida pessoal, profissional e espiritual

Denise Claro
Da redação

Mais um ano começou, e com ele muitos planos e projetos. Os especialistas vêem como um bom hábito traçar metas a curto, médio e longo prazo. É importante sonhar, fazer planos e se organizar para alcançá-los. Algumas pessoas querem conquistar vitórias na vida pessoal, outras na profissional, acadêmica, e muitos, na vida espiritual.

Confira algumas metas traçadas para este ano de 2019:

Maria Elise Monteiro, de Assaí (PR)
“Minha meta para 2019 é ter mais disciplina, estudar mais, quem sabe passar em um concurso. Também a questão da santificação, deixar de cometer alguns erros que reincidi em 2018, e quem sabe ser uma pessoa melhor.”

 

Edgar Armond, de Niterói (RJ)
“Para este novo ano minha meta é realizar meus sonhos, entre eles o casamento. Me caso em 2019, e será um momento muito esperado na nossa vida como casal.”

 

Conceição Pazetto, de São José dos Campos (SP)
“Para 2019 eu estou buscando um reencontro espiritual com Cristo e também pretendo voltar ao mercado de trabalho.”

 

Luis Carlos Lazarin, de Cascavel (PR)
“Meu projeto para o próximo ano é evangelizar mais. Participo de um movimento de casais, e quero levar mais a Palavra de Deus, promovendo mais retiros. Na área pessoal, quero vivenciar mais Jesus na minha vida.”

 

Alaor dos Santos, de Goiânia (GO)
“Espero que 2019 seja um ano melhor para todos os brasileiros e para mim e minha família. Como meta pessoal, minha vida está ótima, estou feliz e agradeço muito a Deus. Mas espero que seja um ano muito abençoado por Deus.”

 

José Aparecido e Adriana da Silva, de Arapongas (PR)
“O que a gente mais tem por objetivo neste ano que se inicia é a ajuda à minha mãe. Perdi meu pai há dois meses, e minha mãe está muito deprimida, sentido dores físicas. Queremos ajudá-la a superar esta fase, e a ficar melhor. Queremos mais saúde e harmonia para toda a nossa família e que Deus nos abençoe.”

Valentina Borges, de Itaperuna (RJ)
“Minha meta para 2019 é passar no vestibular em medicina e também viajar para conhecer lugares novos.”

 

A psicóloga clínica Poliana Cortez Marcelino avalia como positivo o costume de ter um projeto para o ano que se inicia: “A chegada de um novo ano marca um novo ciclo, ter esperança é algo positivo. É importante ter objetivos na vida. Planos são essenciais, eles nos mobilizam. Todos temos questões em nossa vida que podem ser melhoradas, e pensar sobre isso é o primeiro passo para a mudança.”

Poliana salienta que a meta deve ser real, e que de nada adiantam metas impossíveis. A abordagem profissional utilizada pela profissional, a Logoterapia, enxerga que a vontade tem um papel fundamental na existência, na busca de sentido para vida. Se trata de sempre procurar ser melhor, mas não uma melhoria adoecida obsessiva, mas uma melhoria saudável, que nos remeta à dignidade de cada ser humano.

“O primeiro passo é pensar de forma realista, como disse, com metas pequenas, aos poucos vai se aumentando a carga. Dou exemplos: é fato que há socialmente um padrão irreal de beleza física, ‘supermagro’, isso não é uma meta saudável, saudável seria pensar na perda de peso como a busca de saúde, vendo que cada pessoa tem um biotipo, e se amar, se aceitar da forma que se é. Outro: ‘quero parar de fumar’, pessoas que param abruptamente enfrentam mais problemas, o ideal é ir diminuindo o consumo, até que seja totalmente extinto, o apoio médico neste caso é essencial, o cigarro embora legalmente permitido é uma droga com alto poder de dependência.”, diz Poliana.

A especialista reforça a necessidade de organização e planejamento, para que a vitória seja alcançada:

“Para que se tenha um resultado positivo é importante a organização. Cumprir metas tem relação com planejamento. Se eu quero aprender a surfar eu tenho que ao menos ter uma praia perto de mim, do contrário só estou me enganando. Metas são positivas e podem ser grandes ferramentas de transformação. Auto crítica, planejamento, amor próprio, desejo de ser feliz, por fim pensamentos e sentimentos que nos fazem andar para frente. Assim teremos um feliz ano novo, repleto de metas possíveis, saudáveis e felizes.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo