Em Brasília

Petrobras: diretoria renuncia e novos executivos serão eleitos

Após ter aceito a demissão de Graça Foster, a presidente Dilma Rousseff definirá ainda em fevereiro o novo nome para comandar a estatal

Reuters

graça_foste

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e cinco diretores da companhia renunciaram ao cargo / Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 4, a Petrobras  informou que a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, e cinco diretores da companhia renunciaram ao cargo e novos executivos serão eleitos em reunião do Conselho de Administração nesta sexta-feira, 6.

A saída da diretoria acontece em meio às investigações de um escândalo bilionário de corrupção e a dificuldade da atual gestão da companhia para quantificar os prejuízos com fraudes em contratos de obras durante anos.

O governo busca um executivo para comandar a estatal que preferencialmente seja ligado ao setor de petróleo, afirmou uma fonte do governo. O objetivo é ter uma nova diretoria composta por nomes do mercado e também da empresa.

A presidente Dilma Rousseff procura definir ainda em fevereiro o nome para comandar a estatal, após ter aceito a demissão de Graça Foster em uma reunião em Brasília nesta terça-feira, 3.

A próxima diretoria terá a missão de apresentar o balanço do quarto trimestre auditado até o fim de abril, já com baixas contábeis necessárias devido ao escândalo de corrupção. Caso não cumpra o prazo, a diretoria terá que conversar com credores para a postergação dos resultados.

No entanto, há credores que acreditam que a empresa já pode ser declarada inadimplente em bilhões de dólares em dívida, mesmo tendo divulgado os resultados atrasados do terceiro trimestre dentro de um prazo autoimposto.

As ações da Petrobras aceleraram alta após a divulgação do comunicado pela empresa, minutos após a abertura do pregão da Bovespa. Às 10h44, os papéis preferenciais subiam mais de 6%, ante alta de 1% do Ibovespa.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo