Brasil

Pesquisa mostra que parte dos eleitores não lembra em quem votou

Você sabe em quem votou nas últimas eleições? Uma Pesquisa recente revela que o eleitor brasileiro não tem memória boa. Quase metade dos entrevistados admitem que já esqueceram o candidato escolhido.

Assista à reportagem

Uma pesquisa recente revela que a memória do eleitor brasileiro anda mesmo ruim. Quase metade dos pesquisados da classe A e B não sabem sequer o nome de um só ministro. A situação piora nas classes C, D e E. Em média, 30% das pessoas não sabem o nome de um ministro do governo.

Responda rápido: Você consegue se lembrar em quem votou da última vez, tanto para senador como para deputado? Se não, você também faz parte da maioria do povo brasileiro que, por diversas razões, não consegue acompanhar ou fiscalizar as ações do seu candidato.

Mas existe uma explicação bastante plausível para este tipo de problema. O cientista político explica que os motivos estão ligados à nossa formação cultural.

"Se você pensa hoje em alguém que sai do Brasil para ir para o Japão, os Estados Unidos, ou outro lugar, ninguém fala 'eu vou pra lá pra entrar na política, pra participar', mas 'eu vou pra lá pra ficar quietinho na minha'. Então quem veio pra cá também veio com esse pensamento", explica.  

Para ele, a única solução de melhorar a mémoria do brasileiro está em promover eleições para cargos legislativos depois da escolha do presidente e do governador.

"Para que você possa realmente discutir melhor com a população e a população possa participar melhor de uma forma mais relevante, da discussão dos deputados e dos senadores,

Enquanto isso não acontece, só resta exercitar a memória e torcer para não ter feito a escolha errada. Pra não ter que repetir o erro.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo