Apóstolo dos gentios

Paulo se converteu pela ação do Espírito Santo, explica padre

No dia 25 de janeiro, celebra-se a conversão de São Paulo. Nascido em Tarso, na Cilícia, por volta do ano 10, era um autêntico defensor do Judaísmo, e de perseguidor, tornou-se o maior anunciador do Cristianismo.

De acordo com o mestre em Ecumenismo, Padre José Bizon, Paulo passou de perseguidor para anunciador da Palavra de Jesus a partir da ação do Espírito Santo e de sua experiência pessoal com o próprio Cristo.

“Ele foi tocado pela ação do Espírito Santo, ele conheceu através dos escritos, do testemunho de outras pessoas que falavam do Jesus de Nazaré. Ele que era fiel à lei, achava que deveria dar esta continuidade, mas através do testemunho também de outros apóstolos das primeiras comunidades, dos primeiros cristãos, ele também se sente tocado pelo próprio Jesus de Nazaré e de perseguidor passa a ser o anunciador e depois será também perseguido”, explicou.

Segundo dados da Sagrada Escritura, a conversão de Paulo ocorreu de modo inesperado a caminho de Damasco, quando liderava uma perseguição contra os cristãos daquela cidade. As narrativas dizem que Jesus Ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, transformando-o de cruel perseguidor dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios.

Para o Padre José Bizon, essa figura de Paulo que cai do cavalo reflete a realidade humana que por vezes experimenta quedas e fracassos diante dos projetos pessoais, mas que deve levantar-se e abrir-se a uma nova realidade.

“Quem de nós nunca caiu do cavalo diante de um projeto pessoal, pensando apenas em nós mesmos? Paulo caiu, mas levantou-se numa nova perspectiva, então, portanto, ele foi derrubado de toda a perseguição e se deixa tocar pelo próprio Jesus. Paulo caiu e acordou para o novo projeto, que era uma coisa mais ampla do que aquele seu pensamento radical e – digamos – fundamentalista. Aquela perseguição só causaria destruição. Ao se levantar, encontra Ananias e vai se abrir para uma nova realidade”. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo