Rio de Janeiro

Pastoral Urbana vai debater desafios das grandes cidades brasileira

No próximo dia 31 de outubro, arcebispos, bispos e auxiliares das principais capitais do Brasil virão ao Rio de Janeiro para um encontro sobre a Pastoral Urbana, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, das 7h às 18h. Essa é a segunda vez que o evento acontece. O primeiro contou com a presença apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já na semana que vem, o encontro irá se expandir, podendo ter a presença das cidades de Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e Belo Horizonte, além de Rio de Janeiro e São Paulo.

À luz do Documento de Aparecida e das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, o encontro irá abordar os desafios das grandes cidades brasileiras. Segundo o coordenador do evento, o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Pedro Cunha esse será o momento de abordar temas relevantes para a atuação Pastoral."Esse será um momento de troca de experiências. É uma oportunidade para concretizar a proposta de uma nova evangelização diante dos desafios do mundo moderno", explicou.

Monsenhor Joel Portella será um dos convidados do evento. Ele fará uma apresentação sobre as linhas gerais da Pastoral Urbana e, em um segundo momento, fará uma reflexão sobre a vida nas grandes cidades.

Além da exposição, cada Arcebispo irá apresentar pontos positivos e negativos de suas cidades. De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, o principal objetivo do encontro é levantar questões relacionadas à vida urbana, para serem solucionadas. "Será um encontro informal. Não há a preocupação em chegar a uma solução concreta. Nosso objetivo é compartilhar as experiências e dificuldades que temos, por trabalhar nas grandes metrópoles", afirmou Dom Orani.

No encontro também serão abordados assuntos ligados à administração das dioceses, assim como temas pastorais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo