O Brasil celebrou nesta sexta-feira, 5, os 30 anos de existência da Pastoral do Menor, em homenagem ao aniversário do seu fundador, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que ontem completaria 77 anos.
Dom Luciano faleceu no dia 27 de agosto do ano passado, vítima de câncer no fígado, após ter passado mais de 30 dias internado na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Em todo o Brasil, foram realizados vários eventos comemorativos, e em maio de 2008 os 30 anos da Pastoral do Menor serão comemorados durante a Assembléia Nacional, que se realizará em Mariana (MG), com o lema "Quem acolhe a um destes pequeninos a mim acolhe". "O objetivo é resgatar e fazer memória dos 30 anos da Pastoral", informa a secretária da instituição, Neusa Mafra.
Na arquidiocese de Mariana, onde Dom Luciano exerceu seu governo pastoral durante 18 anos, a expectativa é de que participem das comemorações cerca de 600 crianças de vários municípios.
A Pastoral do Menor foi criada em São Paulo, em meados de 1977, a fim de sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade em relação à situação das crianças e dos adolescentes pobres e em situações de risco. Hoje, a pastoral do Menor está presente em 21 Estados do Brasil.