Cidadania

Pastoral da Pessoa Idosa é aprovada como Organismo de Ação Social

A 46ª Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece em Indaiatuba (SP), aprovou a Pastoral da Pessoa Idosa como Organismo de Ação Social da CNBB. Assim, essa Pastoral torna-se uma instituição eclesiástica supradiocesana no que se refere a sua natureza, fins, organização e administração.

Criada em 2004, após a Campanha da Fraternidade 2003, que teve como tema Fraternidade e Pessoas Idosas, a Pastoral da Pessoa Idosa tem o objetivo de promover a dignidade e a valorização integral das pessoas com mais de 60 anos, por meio do trabalho voluntário de promoção humana e espiritual.

A Pastoral organiza comunidades e capacita voluntários que, em visitas domiciliares mensais às famílias, promovem o bem estar físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos, principalmente dos mais pobres. As ações também se estendem à articulação social para promover a dignidade e a cidadania, colaborando para a divulgação e implementação do Estatuto do Idoso.

Abrangência

Entre 2006 e 2007, a Pastoral da Pessoa Idosa teve um crescimento de mais de 40% em sua cobertura. No quarto trimestre de 2007, 12.040 voluntários acompanharam 110.136 pessoas idosas no Brasil, em 795 comunidades, de 567 municípios, em 27 estados, segundo dados do Sistema de Informação da Pastoral da Pessoa Idosa.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como presidente Dom Aloysio Leal Penna, Arcebispo de Botucatu, e é coordenada nacionalmente pela médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, que é também fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança Internacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo