ELEIÇÕES

Parceria amplia cadastro biométrico para eleitores de Minas Gerais

Uma parceria entre a Justiça Eleitoral de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte está facilitando o cadastramento biométrico dos eleitores. Durante a ação, os jovens foram chamados a pensar no papel que cada um exerce dentro da democracia.

Reportagem de Vanessa Anício e Luiz Gustavo Rodrigues

Faltando um ano para as próximas eleições, Sofia está dando um passo importante, fazer o cadastramento biométrico. “Porque antes eu não tinha, agora eu, nas próximas eleições que vierem eu vou estar votando. E para quem não tem oportunidade também de estar marcando, para ir em algum cartório, às vezes eu fazia o título de eleitor, foi uma ótima oportunidade”, disse a estudante, Sofia Carvalho. 

Com o objetivo de ampliar o cadastro na capital mineira, a Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte, em parceria com o TRE de Minas Gerais, montou um ponto de apoio para atender eleitores de BH.

“A CDL vai ajudar também nessa divulgação e aí sim fortalecendo, como eu já disse, a cidadania na nossa cidade, no nosso estado”, afirmou o presidente da CDL(BH), Marcelo de Souza e Silva. 

Cinco guichês foram disponibilizados na sede da CDL em Belo Horizonte para agilizar o atendimento. Uma oportunidade para estar em dia com a justiça eleitoral e poder exercer de forma segura e consciente o direito ao voto. “A eleição não se prepara no ano, prepara-se com muita antecedência e a importância é levar, conscientizar o eleitor que a biometria é importante para um reforço da segurança do processo de votação”, explicou o presidente do TRE(MG), Des. Júlio César Lórens. 

Durante a ação, eleitores puderam resolver pendências no título: emitir a segunda via do documento e fazer a biometria. A coleta das digitais é considerada um método mais seguro para identificar os eleitores e evitar fraudes. Segundo a justiça eleitoral, atualmente 29% do eleitorado mineiro não tem o registro. “Nós temos toda a comunicação em todo o estado com várias parcerias. Temos os ônibus do tribunal indo a municípios onde o índice é muito baixo”, retomou Lórens. 

Quem ainda não fez a biometria tem até o dia 6 de maio do ano que vem para regularizar a situação. E fica o alerta. “Quem não regularizar está fora do caderno de votação e não vai votar. Não adianta nem ficar na fila”, aconselhou Júlio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo