Conselho Indigenista Missionário

Papa recebe documento sobre realidade dos indígenas no Brasil

Cimi entrega documento ao Papa Francisco sobre violações aos direitos indígenas

Da redação, com CNBB

Papa recebe documento sobre realidade dos indígenas no BrasilO presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e bispo do Xingu (AM), Dom Erwin Kräutler, foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, nesta sexta-feira, 4, no Vaticano.

Acompanhado do assessor teológico do Cimi, Paulo Suess, Dom Erwin entregou um documento ao Papa que trata das violações aos direitos indígenas no Brasil.

De acordo com o Cimi, foram apresentados ao Papa casos de violência em que estão submetidos os povos indígenas. “Grupos políticos e econômicos relacionados com a agroindústria, a mineração e construtoras, com apoio e participação do governo brasileiro, tratam de revogar os direitos territoriais dos povos indígenas”, diz trecho do documento entregue ao Papa.

Os representantes destacaram questões referentes a diversos povos indígenas brasileiros que tiveram terras invadidas, como os Tupinambá, no sul da Bahia; que sofrem sem assistência médica, como os índios do Vale do Javari, no Amazonas; e que são afetados pelos impactos de grandes empreendimentos, como o da Usina de Belo Monte, no Pará.

Atualmente, como explica Dom Erwin, 519 empresas causam impactos a 437 terras pertencentes a 204 povos indígenas. “Muitos deles se encontram em grande risco de destruição por causa de projetos hidrelétricos, de mineração e desflorestamento causado pela criação de gado e plantação de soja”, conta.

Os representantes do Cimi entregaram ao Papa publicações e estudos sobre as denúncias que levaram ao Vaticano. Segundo Dom Erwin Kräutler, o Papa Francisco demonstrou atenção, preocupação e sensibilidade com as questões.

Conforme o Cimi, na Amazônia brasileira vivem cerca de 90 grupos em situação de isolamento, livres, sendo que no mundo esta é a região com a maior quantidade de povos ainda sem contato com a sociedade que os envolve.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo