Discutir, pensar e rezar sobre os desafios da Igreja na Amazônia são os objetivos do 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, que tem início nesta segunda-feira, 28, em Manaus (AM). São mais de 160 participantes dos regionais Norte 1, 2 e 3, Noroeste e Nordeste 5 da CNBB, dos quais 58 bispos.
O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, promotora do evento, Cardeal Cláudio Hummes, diz que a reunião e o diálogo são os pontos-chave que a Igreja precisa para o trabalho com os povos locais. E esse aprofundamento deve ser feito não somente entre a hierarquia da Igreja, mas contando com a participação popular. “Também com o povo, sobretudo o povo católico, se reunir, pensar, discutir, rezar em cima de todo esse grande desafio”.
O Cardeal lembra que esta é a primeira vez que a Igreja católica na Amazônia Legal se reúne para discutir amplamente a temática. Ele acredita que a discussão de um tema tão amplo vai ser um momento forte da Igreja, ainda mais com o novo Papa, que conhece mais de perto as questões por ser da América Latina.
Nesse ponto, Dom Cláudio também explica que questões referentes à Amazônia já foram discutidas no Celam, o Conselho Episcopal Latino Americano, que sempre contou com a participação ativa do então Cardeal Bergoglio, agora Papa Francisco.
“Ele (o Papa Francisco) conhece essa realidade, os grandes desafios da Igreja ali e ele já está nos orientando, sobretudo encorajando (…) Ele nos encoraja e diz que devemos arriscar para levar a Igreja até essa população tão diferenciada”.
Para o Encontro, já estão confirmadas as presenças do Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, e do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello.
Leia mais
.: Em resposta a pedido do Papa, CNBB promove Congresso na Amazônia