ES, SP, MS

Papa nomeia novos bispos para três dioceses do Brasil

São Mateus (ES) terá como novo bispo o padre Paulo Bosi; em Jales (SP), foi nomeado padre José Reginaldo; e para Dourados (MS) padre Henrique Aparecido

Da redação, com Rádio Vaticano

novos bispos

Padre Paulo Bosi Dal’Bó, padre Henrique Aparecido de Lima e padre José Reginaldo Andrietta / Fonte: CNBB

Nesta quarta-feira, 21, o Papa Francisco nomeou bispos para as dioceses de São Mateus (ES), Jales (SP) e Dourados (MS).

São Mateus

Pontífice nomeou Bispo da Diocese de São Mateus (ES) o padre Paulo Bosi Dal’Bó, até então Vigário-Geral da Diocese de Colatina (ES).

Dom Paulo Bosi Dal’Bó nasceu, em 27 de agosto de 1962, em Colatina; na mesma cidade estudou Filosofia e Teologia. É formado em Ciências Contábeis, Comunicação Social e Psicologia da Educação. Foi ordenado sacerdote, em 10 de junho de 2000, e incardinado na diocese de Colatina, onde desempenhou inúmeros cargos.

Até então, era Vigário-Geral e pároco da paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, em Itaguaçu (ES).

Jales

O Santo Padre aceitou ainda a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Jales (SP), apresentada por Dom Luiz Demétrio Valentini, por limite de idade. Francisco nomeou como novo Bispo da Diocese o padre José Reginaldo Andrietta, do clero da diocese de Limeira (SP), até então pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Americana (SP).

Dom Andrietta nasceu, em 7 de março de 1957, em Pirassununga (SP). Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especializações na Bélgica. Foi ordenado sacerdote, em 18 de março de 1983, e incardinado na Diocese de Limeira.

Desempenhou cargos também em Bruxelas, capital da Bélgica, e em Americana, Estado de São Paulo, Brasil. Durante o seu ministério sacerdotal, acompanhou a “Juventude Operária Católica”.

Dourados

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Dourados (MS), apresentada por Dom Redovino Rizzardo, por limite de idade. Dom Rizzardo será sucedido pelo Padre Henrique Aparecido de Lima, Superior Provincial da Província Redentorista de Campo Grande.

Dom Henrique Aparecido de Lima nasceu, em 28 de julho de 1964, em Toledo (PR). Emitiu a profissão religiosa, em 29 de janeiro de 1995, na Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e foi ordenado sacerdote em 20 de novembro de 1999.

Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo. Frequentou também vários cursos de Espiritualidade Redentorista em Aparecida (SP). Desempenhou cargos em Ponta Porã (MS) e Jardim (MS). Em 21 de outubro de 2014, foi eleito Superior da Província Redentorista de Campo Grande.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo