Dom Teodoro Mendes Tavares deixa função de bispo coadjutor e assume diocese de Ponta de Pedras
Da redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco nomeou Dom Teodoro Mendes Tavares, C.C.Sp como novo bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Pará. A nomeação foi feita juntamente com a aceitação da renúncia do governo pastoral da diocese, apresentada por Dom Alessio Saccardo, S.I., por ocasião de sua idade.
Dom Teodoro já exercia o cargo de bispo coadjutor desde 16 de agosto deste ano, quando tomou posse.
Biografia
Dom Teodoro Mendes Tavares é natural de Ilha de Santiago, Cabo Verde (África). Nasceu em 7 de janeiro de 1964. Pertence à Congregação dos Espiritanos (CSSp). Foi ordenado presbítero em 1993 e bispo auxiliar da arquidiocese de Belém (PA), no ano de 2011. Cursou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga e teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin. Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.
Em 1994, veio em missão ao Brasil para a Prelazia de Tefé, no Amazonas, onde exerceu as funções de vigário-geral, de 2000 a 2011; pároco em Alvarães, Carauari e Uarini, e pároco de Bom Jesus, em Tefé. Também atuou como coordenador do Centro de Educação Profissional Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia, de 2003 a 2011.
Como bispo, foi referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Rebeirinhas.
Em 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará e recebeu a ordenação. Desde 16 de agosto deste ano, atuava como bispo coadjutor da diocese de Ponta de Pedras.