Nomeação para o Brasil

Papa nomeia novo bispo para Osasco (SP)

Dom João Bosco Barbosa de Sousa é transferido de diocese no Paraná para assumir o governo pastoral da cidade paulista

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e CNBB

dom joão bosco

Dom João Bosco, novo bispo de Osasco (SP) / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou um novo bispo para Osasco (SP). Trata-se de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, até então bispo de União da Vitória (PR). A nomeação aconteceu após o Santo Padre aceitar a renúncia ao governo pastoral apresentada por Dom Ercílio Turco. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira, 16.

Dom João Bosco tem como lema episcopal “Cristo nossa vitória”. Ele foi nomeado bispo de União de Vitória (PR) em 3 de janeiro de 2007, pelo então Papa Bento XVI, tendo recebido a ordenação episcopal em 30 de março desse mesmo ano.

Atualmente, ele é presidente da Conferência Episcopal do Estado do Paraná e membro do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com formação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e Comunicação Social pela União Católica Internacional de Imprensa, Dom João Bosco dedica-se aos trabalhos da Pastoral da Comunicação, com experiências em mídias audiovisuais, rádio e televisão. Em 2013, integrou a comissão do texto base da 51ª Assembleia Geral da CNBB.

Dom João Bosco Barbosa, O.F.M, nasceu em 8 de dezembro de 1952 em Guaratinguetá, cidade pertencente à arquidiocese de Aparecida, interior de São Paulo.

Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores Franciscanos em 4 de outubro de 1975, junto à qual cursou os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico Franciscano em Petrópolis.

Sua ordenação sacerdotal foi em 7 de janeiro de 1978. Ele passou por paróquias na arquidiocese de São Paulo e foi diretor de produção da agência Sonoviso, na arquidiocese do Rio de Janeiro, uma agência que realiza trabalhos audiovisuais de caráter formativo e religioso. Ainda na área de comunicação, ele presidiu a fundação Celinauta – Rádio e TV, na arquidiocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo