Nomeação

Papa nomeia novo Bispo para diocese de Zé Doca (MA)

Padre Jan Kot, que é polonês e veio em missão para o Brasil em 1994, assumirá a Diocese.

CNBB

bispo

Padre Jan Kot, nomeado Bispo da Diocese de Zé Doca (MA) / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 23 de julho, padre Jan Kot como bispo da diocese de Zé Doca (MA). O Papa acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Carlo Ellena, em conformidade com o cânon 401, parágrafo primeiro, do Código de Direito Canônico.

Padre Jan Kot nasceu em 10 de maio de1962, na cidade de Maków Podhalanski, arquidiocese de Cracóvia, Polônia. Em seu país de origem, estudou engenharia civil, História da Igreja, Teologia e Filosofia.

Foi ordenado presbítero em 20 de junho de 1992. Em 1994, veio em missão para o Brasil. De 1995 a 2000, atuou como vigário e administrador na paróquia São José, em Jussaral, município de Cabo de Santo Agostinho (PE).

De 2000 a 2005, foi administrador da paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão (PE). De 2006 a 2013 foi paróco da paróquia Sagrado Coração de Maria, em Campo Alegre do Fidalgo, na diocese de São Raimundo Nonato (PI).

Em 2013, assumiu a recém-criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira (PI). Em fevereiro deste ano, foi enviado a Sumaré (SP), onde os Oblatos têm casa de formação. Atualmente, padre Jan Kot é conselheiro da Provincia Oblata do Brasil, criada em 2003.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo