Novidade no episcopado

Papa nomeia novo arcebispo para Londrina (PR)

Dom Geremias Steinmetz assume governo pastoral da arquidiocese que estava vacante desde novembro do ano passado

Da Redação, com Arquidiocese de Londrina

Dom Geremias Steinmetz, novo arcebispo de Londrina (PR) / Foto: Regional Sul 2 CNBB

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 14, a nomeação de um novo arcebispo para Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, até então bispo de Paranavaí, no mesmo estado.

Ele será o quinto arcebispo da arquidiocese, que estava com sede vacante desde 16 de novembro de 2016, após a nomeação de Dom Orlando Brandes como arcebispo de Aparecida.

Dom Geremias nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR). Em 1977, entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas (PR). No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por Dom Agostinho José Sartori.

No exercício do ministério sacerdotal na Ddocese de Palmas-Francisco Beltrão, foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; Reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, membro do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Formadores e Colégio de Consulares. Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália.

Foi ordenado bispo em 25 de março de 2011. Seu lema episcopal é “Cognoverunt Eum In Fractione Panis” (Reconheceram-no ao partir o Pão). Tomou posse na diocese de Paranavaí em 9 de abril de 2011. Enquanto bispo, foi eleito vice-presidente do Regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Caritas Regional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo