Dom Geremias Steinmetz assume governo pastoral da arquidiocese que estava vacante desde novembro do ano passado
Da Redação, com Arquidiocese de Londrina
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 14, a nomeação de um novo arcebispo para Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, até então bispo de Paranavaí, no mesmo estado.
Ele será o quinto arcebispo da arquidiocese, que estava com sede vacante desde 16 de novembro de 2016, após a nomeação de Dom Orlando Brandes como arcebispo de Aparecida.
Dom Geremias nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR). Em 1977, entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas (PR). No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por Dom Agostinho José Sartori.
No exercício do ministério sacerdotal na Ddocese de Palmas-Francisco Beltrão, foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; Reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, membro do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Formadores e Colégio de Consulares. Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália.
Foi ordenado bispo em 25 de março de 2011. Seu lema episcopal é “Cognoverunt Eum In Fractione Panis” (Reconheceram-no ao partir o Pão). Tomou posse na diocese de Paranavaí em 9 de abril de 2011. Enquanto bispo, foi eleito vice-presidente do Regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Caritas Regional.