Nomeação para o Brasil

Papa nomeia bispos para as dioceses de Nova Iguaçu (RJ) e Ipameri (GO)

Nova Iguaçu terá como bispo Dom Gilson Andrade da Silva; Ipameri recebe Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Nova Iguaçu terá como bispo Dom Gilson Andrade da Silva; Ipameri recebe Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo./ Foto: Divulgação

O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Luciano Bergamin, da diocese de Nova Iguaçu (RJ) e nomeou como novo bispo Dom Gilson Andrade da Silva, até o momento bispo coadjutor da mesma diocese.

Também para a diocese de Ipameri (GO) houve nomeação: Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, da diocese de Uruaçu, ex-Vigário Geral e Pastor da Catedral, será o novo bispo.

Dom Gilson

Nascido em 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro (RJ), Dom Gilson Andrade da Silva foi ordenado padre em 4 de agosto de 1991, na Catedral de Petrópolis (RJ). Como sacerdote, exerceu várias funções, como vice-reitor e reitor de seminário, vigário paroquial, membro do Conselho Diocesano de Pastoral, coordenador diocesano da Pastoral Juvenil, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Licenciado em Sagrada Teologia pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma – 1997-1999), Dom Gilson também já foi professor de Filosofia e de Teologia na Universidade Católica de Petrópolis e diretor do Instituto de Teologia, Filosofia, Ciências Humanas da mesma universidade.

Em 27 de julho de 2011, foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, recebendo a ordenação episcopal no dia 24 de setembro. Em junho de 2018, foi nomeado bispo coadjutor de Nova Iguaçu (RJ).

Dom José Francisco

O Rev. José Francisco Rodrigues do Rêgo nasceu em 24 de dezembro de 1966 em Barras, no Estado do Piauí. Concluiu seus estudos em filosofia na Faculdade João Paulo II da Arquidiocese do Rio de Janeiro e no Seminário Teológico Nossa Senhora de Fátima em Brasília. Em seguida obteve o reconhecimento do título de Filosofia na Faculdade Católica de Anápolis no Estado de Goiás e o de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1992, incardinado na diocese de Uruaçu, onde ocupou os seguintes cargos: Pároco de Nossa Senhora da Abadia em Barro Alto (1993-1997); Reitor do Seminário Menor São José em Uruaçu (1998); Pároco de Santa Teresinha do Menino Jesus em Santa Teresinha de Goiás (1999-2001); Pároco de Nossa Senhora Aparecida em Minaçu; Presidente da Associação do Clero São João Maria Vianney, da Diocese de Uruaçu; Membro do Conselho dos Sacerdotes; Coordenadora da Pastoral Sacerdotal (2012-2016); Membro do Colégio de Consultores (desde 2011). Atualmente é vigário geral e pároco da catedral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo