Dom Henrique Soares

Papa nomeia bispo de Palmares (PE)

Dom Henrique Soares da Costa foi nomeado pelo Papa como bispo de Palmares (PE); até então, ele era bispo auxiliar na arquidiocese de Aracaju (SE)

CNBB

dom henrique soares

Dom Henrique Soares, novo bispo de Palmares (PE) / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 19, Dom Henrique Soares da Costa como bispo de Palmares (PE), transferindo-o da arquidiocese de Aracajú (SE), onde era bispo auxiliar. A diocese estava vacante após renúncia, acolhida pelo Papa Francisco, de Dom Genival Saraiva de França, conforme prevê o Código do Direito Canônico.

Dom Henrique Soares da Costa nasceu, em 11 de abril de 1963, em Penedo (AL). Recebeu a ordenação presbiteral no dia 15 de agosto de 1992. Foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI em 1 de abril de 2009, sendo ordenado em 16 de junho do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Apascentar em Cristo”.

O novo bispo de Palmares (PE) é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (1993-1994). Possui mestrado em Teologia Dogmática com ênfase aos estudos da eclesiologia.

Na arquidiocese de Maceió, foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores; Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes.

Também atuou como professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Lecionou, ainda, no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, em Recife. Foi vigário Episcopal para os Leigos, membro do Cabido dos Cônegos da Catedral de Nossa Arquidiocese e Coordenador da Comissão de Formação Política.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo