Nomeação

Papa nomeia bispo coadjutor para a diocese de Santo Amaro

Dom José Negri, italiano, até então era Bispo da Diocese de Blumenau (SC)

CNBB

bispo

Dom José Negri, nomeado Bispo coadjuntor da Diocese de Santo Amaro (SP) / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 29, dom José Negri como bispo coadjutor da diocese de Santo Amaro (SP), transferindo-o da sede episcopal de Blumenau (SC).

Dom José Negri é italiano de Milão. Nasceu em 18 de setembro de 1959, estudou Filosofia, no seminário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), e Teologia no “Studentato Teologico PIME”. Foi ordenado presbítero, em 1986, em sua cidade natal. O bispo também é licenciado e mestre em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Antes do episcopado, atuou em Frutal (MG), em 1987. No mesmo ano, assumiu a diretoria espiritual do Seminário menor do PIME, até 1988, em Palhoça (SC), onde também foi responsável por uma paróquia até 1990. Trabalhou como reitor, de 1990 a 1992, e diretor espiritual, de 1992 a 1995, do Seminário de Filosofia do PIME, em Brusque (SC). No mesmo período, foi conselheiro regional da região Brasil Sul de sua congregação.

Na Itália, foi diretor espiritual do Seminário de Teologia PIME, em Monza, de 1999 a 2002, e conselheiro regional da Região Itália Norte, de 2000 a 2002.

De volta ao Brasil, em 2002, teve nova atuação como diretor espiritual do Seminário de Filosofia do PIME, em Brusque (SC). Também foi professor do curso de graduação de “Aconselhamento Formativo”, em São Paulo (SP); vice provincial do PIME na região Brasil Sul; e administrador paroquial e pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Brusque (SC).

Dom José Negri foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis (SC), em 14 de dezembro de 2005, sendo ordenado na cidade de Brusque, em março do ano seguinte, e adotou o lema episcopal “Basta-te a minha graça” (2Cor 12,9). Ele atuou como bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do regional Sul 4 da CNBB.

Em 18 de fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Blumenau, tomando posse no mês de abril daquele ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo