Padre Antônio Tourinho Neto é pároco da igreja Cristo Rei (BA) e docente em Direito Canônico na Faculdade Católica da arquidiocese de Feira de Santana
CNBB
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12, padre Antônio Tourinho Neto como bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Até então, ele estava a frente da paróquia do Cristo Rei, em Jequié (BA).
Padre Toninho nasceu em 9 de janeiro de 1964, em Jequié (BA). Foi ordenado presbítero em 20 de janeiro de 1990.
É formado em Ciências Contábeis e Psicanálise pela Sociedade Psicanalista do Estado da Bahia (SPEB). Aos 18 anos, ingressou no Seminário Central da Bahia onde obteve o título de bacharel em Filosofia. No Seminário de São José no Rio de Janeiro, cursou Teologia. Possui pós-graduação em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro.
Trajetória sacerdotal
Padre Antônio Tourinho foi vigário paroquial em Aiquara (BA). Exerceu o cargo de defensor do Vínculo Matrimonial e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico regional Nordeste 3, de 1990 a 1993.
Por dezenove anos, atuou como juiz auditor da Câmara Eclesiástica da diocese de Jequié (1990-2009). Assumiu outras funções, entre elas, pároco da catedral Santo Antônio e em Quilômetro Cem, chanceler diocesano, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.
Foi também coordenador regional das Fazendas da Esperança nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Lecionou Direito Canônico na Faculdade Dom Valfredo Tepe (FACTEP), em Ilhéus (BA), de 1999 a 2007.
Em 2012, foi eleito vigário geral da diocese onde permaneceu até este ano. É pároco da paróquia do Cristo Rei, em Jequié (BA), e docente em Direito Canônico na Faculdade Católica da arquidiocese de Feira de Santana.