12 de novembro

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para Olinda e Recife

Padre Antônio Tourinho Neto é pároco da igreja Cristo Rei (BA) e docente em Direito Canônico na Faculdade Católica da arquidiocese de Feira de Santana

CNBB

padre antonio

Em 2012, foi eleito vigário geral da diocese de Jequié onde permaneceu até este ano / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 12, padre Antônio Tourinho Neto como bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Até então, ele estava a frente da paróquia do Cristo Rei, em Jequié (BA).

Padre Toninho nasceu em 9 de janeiro de 1964, em Jequié (BA). Foi ordenado presbítero em 20 de janeiro de 1990.

É formado em Ciências Contábeis e Psicanálise pela Sociedade Psicanalista do Estado da Bahia (SPEB). Aos 18 anos, ingressou no Seminário Central da Bahia onde obteve o título de bacharel em Filosofia. No Seminário de São José no Rio de Janeiro, cursou Teologia. Possui pós-graduação em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro.

Trajetória sacerdotal

Padre Antônio Tourinho foi vigário paroquial em Aiquara (BA). Exerceu o cargo de defensor do Vínculo Matrimonial e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico regional Nordeste 3, de 1990 a 1993.

Por dezenove anos, atuou como juiz auditor da Câmara Eclesiástica da diocese de Jequié (1990-2009). Assumiu outras funções, entre elas, pároco da catedral Santo Antônio e em Quilômetro Cem, chanceler diocesano, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Foi também coordenador regional das Fazendas da Esperança nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Lecionou Direito Canônico na Faculdade Dom Valfredo Tepe (FACTEP), em Ilhéus (BA), de 1999 a 2007.

Em 2012, foi eleito vigário geral da diocese onde permaneceu até este ano. É pároco da paróquia do Cristo Rei, em Jequié (BA), e docente em Direito Canônico na Faculdade Católica da arquidiocese de Feira de Santana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo