O Papa Bento XVI esteve na cidade italiana de nápoles para uma visita de poucas horas. Apesar do mau tempo, um frio de 7 graus e vento forte, milhares de pessoas estiveram presentes na praça do plebiscito, principal praça da cidade. O Santo Padre celebrou a missa na parte da manhã, onde fez a abertura do encontro anual de oração pela paz, organizado pela comunidade de Santo Egídio. Estiveram reunidos também líderes das religiões mundiais que, na parte da tarde, encontraram o Papa.
Ao final da Celebração Eucarística o Papa expressou sua mensagem e saudação, antes da oração do Ângelus:
"Ao final desta solene celebração, desejo renovar a todos vocês, queridos amigos de Nápoles, a minha saudação e o meu agradecimento pelo cordial acolhimento que vocês me reservaram. Gostaria de dirigir uma saudação especial às delegações vindas de várias partes do mundo para participar do encontro internacional pela paz, promovido pela comunidade de Santo Egídio, que tem como tema: 'por um mundo sem violência – religiões e culturas em diálogo'. Que esta importante iniciativa cultural e religiosa possa contribuir para consolidar a Paz no mundo.
Rezemos por isso. Mas rezemos hoje, também, de modo especial, pelos missionários. Hoje se celebra a Jornada Missionária Mundial, cujo tema é muito significativo: 'todas as Igrejas para todo o mundo'. Cada Igreja particular é co-responsável pela evangelização da humanidade inteira, esta cooperaçao entre as Igrejas foi realizada pelo Papa Pio XII com a Encíclica Fidei Donum, há 50 anos. Não deixemos faltar nosso sustento espiritual e material a todos aqueles que operam nas fronteiras da missão: sacerdotes, religiosos e leigos, que não raramente encontram graves dificuldades no trabalho, e até mesmo perseguições.
Vamos entregar estas intenções à Maria Santíssima, que no mês de outubro amamos invocar com o titulo com a qual é venerada no Santuário de Pompéia, próximo daqui: 'Rainha do Santo Rosário'. A ela confiamos, especialmente, muitos migrantes de Caserta que vieram aqui, em peregrinação. Que a Virgem Santa proteja todos aqueles que, de diversas maneiras, se empenham pelo bem comum e por uma organização correta da sociedade, como foi sublinhada durante a quadragésima quinta semana social dos católicos italianos, que acontece em Pistoia e Pisa, a cem anos da primeira semana, promovida por Giuseppe Toniolo, ilustre figura de economista cristão.
São muitos os problemas e desafios que temos diante de nós. É necessario um forte comprometimento de todos, especialmente dos fiéis leigos operantes no campo social e político, para assegurar a cada pessoa, especialmente aos jovens, as condições indispensáveis para desenvolver os próprios talentos naturais e amadurecer generosas escolhas de vida a serviço dos próprios familiares e de toda a comunidade."