Um apagão atingiu várias regiões do país na noite desta terça-feira, 10, devido a uma pane nas linhas de transmissão de energia, que são conectadas à usina hidrelétrica de Itaipu, informou a usina em nota. Uma forte tempestade pode ter provocado o blecaute.
"A causa do blecaute não teve origem na usina de Itaipu. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outro fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó", disse a nota.
O abastecimento de energia elétrica, que foi interrompido por volta de 22h15 (horário de Brasília) em pelo menos nove Estados, voltava gradualmente à normalidade em algumas regiões.
"Não se sabe exatamente a causa, mas imagina-se que questões atmosféricas, tempestade de grande intensidade, possam ter contribuído ou determinado o desligamento das linhas de (transmissão) de Itaipu", disse o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas em Brasília.
São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco foram afetados. De acordo com o ministro, o estado do Rio de Janeiro foi o mais atingido, e a falta de luz também foi registrada por 15 minutos no Paraguai, que faz fronteira com o Brasil.
Na cidade de São Paulo, o apagão complicou o trânsito, paralisou o sistema metroviário e interrompeu parcialmente telefones fixos e celulares. Por volta de 1h10 da madrugada desta quarta-feira, a energia havia voltado parcialmente a alguns bairros da cidade.
As ruas do Rio de Janeiro, sem luz, estavam desertas, com pouco policiamento e apenas alguns carros e ônibus circulando. No aeroporto do Galeão, os passageiros que desembarcavam por volta das 23h (horário de Brasília) eram alertados por alguns motoristas de táxi a não deixarem o local por risco de arrastão. Entretanto, no caminho até a zona sul nenhuma via estava congestionada.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com