Saúde

Pandemia: limpeza doméstica requer cuidados com produtos químicos

Com o aumento do uso de produtos de limpeza para evitar o risco de coronavírus, é preciso atenção para o perigo de intoxicação

Da redação

Anvisa orienta para os cuidados necessários para evitar intoxicação com produtos de limpeza / Foto: congerdesign por Pixabay

Os cuidados para evitar que o coronavírus entre em casa têm intensificado o uso de produtos de limpeza que podem aumentar o risco de intoxicação: como é o caso da água sanitária.

Segundo recente Nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre os meses de janeiro e abril deste ano, os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) registraram um maior número de casos de intoxicação por produtos de limpeza: 1540 casos envolvendo adultos – o que corresponde a um aumento de 23,30% em relação ao mesmo período em 2019. E 1940 registros de casos envolvendo crianças, um aumento de 6,01% em relação ao ano passado.

Para evitar o risco de intoxicação, é preciso sempre usar os produtos de limpeza em ambientes bem arejados e, como regra geral, sempre ler e seguir as instruções dos rótulos dos produtos.

Neste tempo de pandemia, a água sanitária e o álcool-gel são os produtos mais utilizados nas residências, mas eles não devem ser misturados com outros produtos. A orientação é nunca misturar os produtos de limpeza, pois muitas combinações podem ocasionar danos à saúde como intoxicação, queimaduras, asfixia e até explosões.

De acordo com o Conselho Federal de Química, a água sanitária não deve ser usada pura, mas diluída em água, na proporção de 25ml em 1 litro de água (para limpeza de móveis e embalagens), e 50ml em 1 litro de água (para limpeza do banheiro e piso da casa)

Mais informações na reportagem de Elaine Santos

Para limitar os riscos tanto para os adultos quanto para as crianças, a Anvisa indica que se apliquem as seguintes regras:

a)Manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais, pois podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade, e causar acidentes graves;
b)Evitar o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados;
c)Supervisionar as crianças, não permitindo que acessem ambientes onde tais produtos são armazenados;
d) Não deixar detergentes e produtos de limpeza em geral debaixo da pia ou no chão de banheiro;
e)Ler e seguir as instruções descritas no rótulo do produto;
f)Evitar a mistura de produtos químicos;
g)Garantir ventilação adequada quando for manusear o produto;
h)Inutilizar embalagens vazias dos produtos, pois elas sempre ficam com resíduos (restos). Jogue fora as embalagens vazias, de preferência em sistema de coleta seletiva (separadas de outro lixos);
i)Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito e tenha sempre disponível o número 0800-722-6001 do CIATox (site: abracit.org.br).

Reportagem de Adilson Sabará mostra os perigos da mistura de produtos de limpeza

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo