Jogos Pan-Americanos 2007

Pan deu credibilidade para o Brasil, diz Lula

No Café com o Presidente desta segunda-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço positivo dos 17 dias de Jogos Pan-Americanos ocorridos no Rio de Janeiro, elogiou os atletas brasileiros e disse que organização dá ao país credibilidade para sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada.

Na opinião do presidente, o país pôde dar uma ótima infra-estrutura aos mais de 5,6 mil atletas que vieram de 42 países da América para participar dos Jogos. “Ouvi de muita gente que veio do exterior, inclusive muitos atletas, a frase, ou melhor, a afirmação de que o que o Brasil conseguiu fazer para os Jogos Pan-Americanos é melhor do que muitas Olimpíadas que eles já participaram”, disse Lula.

Na opinião do presidente o Brasil está longe de se tornar uma potência olímpica, mas caminha para isto. “Fico muito feliz como cidadão, como brasileiro e como presidente da República, de ver que nós ganhamos 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze”, declarou.

Sobre o investimento de R$ 560 milhões em segurança para os Jogos no Rio de Janeiro, o presidente afirmou que 75% do aparato deve permanecer na cidade. E aproveitou para elogiar as pessoas envolvidas na organização do evento. “Eu acho que se a gente for olhar o que aconteceu no Pan, poderia dizer que o Rio de Janeiro já ganhou a medalha de ouro pela organização e pela tranqüilidade com que se deu o Pan”, disse.

Para Lula, o importante agora é que as instalações físicas do evento não caiam em má conservação nem desuso e sejam bem aproveitadas pelos atletas. “Uma praça esportiva só é boa quando as pessoas a utilizam e quando serve para atender o interesse não apenas dos atletas profissionais, mas também da comunidade”, disse Lula, sem entrar em detalhes sobre a estratégia de utilização da estrutura montada para o Pan.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo