Especial 80 anos

Padres Zezinho, Delton e José Augusto comentam sacerdócio de pe. Jonas

Saiba como o sacerdócio de monsenhor Jonas influenciou o ministério desses sacerdotes

Luciane Marins
Da Redação

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, celebra neste dia 21 de dezembro 80 anos de vida. Essa não é a única comemoração especial neste mês; no dia 8, ele completou 52 anos de sacerdócio. Em meio século de vida sacerdotal, monsenhor Jonas influenciou a vida de milhares de fiéis e de inúmeros padres que tiveram oportunidade de conviver com ele ou que de alguma maneira tiveram contato com seu ministério.

Padre Zezinho (scj), contemporâneo ao seu sacerdócio e com ele pioneiro na evangelização pela música no Brasil, padre Delton Filho, fundador da Comunidade Coração Fiel, com sede em Goiás, e padre José Augusto, membro da Comunidade Canção Nova, são exemplo disso.

Leia também
.: Eto e Luzia contam detalhes do dia a dia de Monsenhor Jonas
.: Monsenhor Jonas: uma paternidade espiritual que vai além da Canção Nova
.: Salesianos comentam vida e vocação de Monsenhor Jonas

Padre Zezinho

Padre Zezinho lembra que conheceu monsenhor Jonas em 1969 e destaca que os dois, na época, ainda jovens sacerdotes, buscavam a mesma coisa, porém por caminhos diferentes. Enquanto padre Zezinho dava em seu ministério ênfase ao aspecto social, Monsenhor Jonas o fazia no aspecto espiritual.

“Eu comecei a fazer música de pedagogia, de sociologia, de problemas, de dores do povo. Então eram vertentes diferentes, e isso era bom para a Igreja. Eu queria que meu jovem cantasse na praça pública, nas passeatas, nos colégios, a doutrina social da Igreja. Claro que fazia músicas também de louvor. Eu via que o Jonas e a turma dele iam para o louvor, mas não era contra. Só dizia: ‘olha, está faltando algo, e ele também me dizia ‘para você também está faltando’. Eu respondia que era verdade, e passamos a buscar o equilíbrio”

Sobre as características em comum, padre Zezinho destaca o gosto em trabalhar com a família, com os jovens e com a educação, além da dedicação em evangelizar por meio da música, da arte e do diálogo permanente.

“Eu descobri que havia padres que cantavam antes de mim, e aprendi muito com eles. Padre Irala, por exemplo. Ele me ajudou muito. Depois, eu comecei a cantar e formar grupos de canto e, descobri que o padre Jonas também fazia isso no Liceu Coração de Jesus. Acho que começamos quase na mesma época. Então chegou um momento que descobrimos que estávamos fazendo a mesma coisa”. 

Padre Zezinho recorda dois grandes santos da Igreja, São Pedro e São Paulo, para relacionar as diferenças e semelhanças entre ele e padre Jonas: não concordavam em tudo, mas eram irmãos e se queriam muito bem.

“O padre Jonas sempre soube que eu o tenho em conta de profeta. Sabia que eu tinha uma outra pedagogia que não a dele, mas sempre me respeitou e eu sempre também a ele… Nós éramos dois tipos de profecias diferentes. Agora, nem ele acha que é um santo da Igreja, e nem eu. Ele tem defeitos e eu também. Mas fazemos esforço muito grande de sermos coerentes… Acho que o Jonas está mais adiante que eu, ele é um homem mais místico.”

.: Conheça o CD comemorativo aos 50 anos de sacerdócio de Pe. Jonas e Pe. Zezinho

Padre Delton

Padre Delton também é fundador. Em 2005, fundou a Comunidade Coração Fiel, reconhecida como Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano por Dom Messias dos Reis Silveira. Dois aspectos relacionados ao carisma de fundação presentes em monsenhor Jonas o influenciaram.

Primeiro, foi o próprio padre Jonas que o ajudou a perceber que ele também tinha esse carisma e depois, o acolheu e ajudou diante das dificuldades próprias de um chamado como este.

“É unânime entre nós fundadores enxergar o padre Jonas com o dom da paternidade com relação às novas comunidades. Olhamos para ele como referência e quem teve oportunidade como eu tive, no começo da fundação de ter o padre Jonas como conselheiro, errou menos, quem escuta o padre, erra menos.”

Para padre Delton um dos aspectos mais evidentes na vida e sacerdócio do monsenhor, é seu perfil educador, tanto no modo de celebrar, pregar, como de viver.

“É educador primeiro com a própria vida, com o testemunho e com a humildade, é impressionante olhar para ele e colher a maturação desta virtude. Quantos de nós precisamos aprender isso, e ele educa vivendo. Quem se aproxima do padre Jonas consegue enxergar um homem que está amadurecido na humildade.”

Ao recordar a história da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC), padre Delton chama atenção para dois aspectos, primeiro que monsenhor Jonas esteve na origem do movimento e segundo, que ele permaneceu até hoje com a mesma vivacidade no Espírito. 

“O padre Jonas se tornou um homem maduro, chega à fase dos 80 anos porém continua vibrante no Espírito, depois de tantas fases que passou inclusive na saúde, mas quando ele vai pregar, falar, seu olhar é de alguém que está jovem no Espírito”. 

Padre José Augusto

Padre José Augusto Souza Moreira é sacerdote há 19 anos. Depois do fundador, é o padre mais antigo da Comunidade Canção Nova. Mas a influência do monsenhor em sua vida teve início antes mesmo da comunidade, ainda no início de sua conversão, em 1985, época em que conheceu a Renovação Carismática Católica.

Ele recorda que ouvia na Rádio Cultura de Santos o programa “Estou no meio de vós”, em que o padre Jonas fazia uma breve reflexão da Palavra de Deus.

“Certo dia, o padre Jonas fez a leitura da pesca milagrosa, Evangelho de Lucas capítulo 5. Jesus fala para Pedro: ‘Pedro não temas, de hoje em diante tu serás pescador de homens’. Enquanto o padre Jonas ia lendo aquela passagem e eu ouvindo, soou no meu ouvido: ‘José Augusto, de hoje em diante tu serás pescador de homens’. Isso causou uma reviravolta dentro de mim, era Deus falando comigo, e o desejo pelo sacerdócio foi crescendo, entrei no seminário.”

O jovem José Augusto entrou então para o Seminário da Congregação Religiosa Filhos de Maria Imaculada, fundada por Ludovico Pavoni. Somente depois de sete anos nesta congregação foi que ingressou na Comunidade Canção Nova onde foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1997.

A partir de então o contato com padre Jonas foi crescendo. Ele lembra que teve a oportunidade de conviver com o padre em seu dia a dia, acompanha-lo em gravações e pregações, além de participar de encontros de oração e afirma que percebia no padre Jonas um homem de Deus.

“O que me encantava muito, primeiro era a pregação, essa unção, esse desejo que ele tinha de anunciar, de colocar esse ‘fogo’ no coração das pessoas, no sentido de que elas precisavam acordar, mudar de vida, porquê Jesus está voltando. E se percebia no povo o desejo também de seguir, de fazer o que ele estava falando”. 

Padre José Augusto presenciou muitas graças na vida de inúmeras pessoas nesses encontros de oração, como conversões, curas, casamentos restaurados, jovens que deixaram as drogas, mas especialmente a busca pela santidade. Muitos testemunhavam e tinham a oportunidade de falar também para o próprio padre Jonas sobre as graças alcançadas, ele por sua vez as orientava a perseverar na fé, recorda padre José Augusto.

“Essas coisas me marcaram, a nível tanto de pregação, oração, testemunho, as mudanças de vida que aconteciam na vida de tantas pessoas que hoje continuam firmes na Igreja”.

Mensagem final

“Não resta a menor dúvida que ele ensinou os jovens a orar. Se esse é o legado, é o melhor de todos eles. Os jovens que foram influenciados pelo Padre Jonas, eles oram”, afirma padre Zezinho

“A grande profecia do padre Jonas para a Igreja, para as novas comunidades, para mim, é provar que é possível viver no Espírito, com os pés bem firmes no chão. Eu acredito que o padre Jonas será lembrado na Igreja, como um homem que soube testemunhar isso: é possível viver no Espírito”, diz padre Delton

“A cada vez que eu o via celebrando, fazendo as pregações, tinha um desejo maior de ser sacerdote. Foi assim que, no meu dia a dia, vendo o padre Jonas pregar, celebrar, fui influenciado e graças a Deus tenho 19 anos de padre e o grande desejo de continuar servindo a Deus, dentro hoje, da Comunidade Canção Nova”, conclui padre José Augusto

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo