Santa Catarina

Padre Wilson Buss é eleito administrador diocesano de Criciúma

Padre Wilson Buss foi eleito, por unanimidade, para a condução da Diocese de Criciúma (SC). Com a nomeação de Dom Paulo Antônio De Conto como bispo da nova diocese de Montenegro (RS), a diocese, na qual o bispo trabalhou nos últimos dez anos, ficou vacante. Para eleger um administrador diocesano, enquanto chega o novo bispo, o Colégio de Consultores da diocese de Criciúma se reuniu ontem, 8.

Nascido em 1953, em São José, Braço do Norte (SC), Padre Wilson ingressou no seminário de São Ludgero, em 1966, onde cursou o 5º ano primário, denominado admissão.

No seminário Nossa Senhora de Fátima, cursou o ginasial e o segundo grau. Ali também estudou Filosofia na FESSC e ao mesmo tempo foi professor, no seminário menor, de Português, Geografia, Filosofia e Religião. O presbítero fez o curso de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc), em Florianópolis (SC).

Sua ordenação presbiteral ocorreu na comunidade de São José, Braço do Norte, em 24 de outubro de 1981. Seu primeiro trabalho pastoral como padre foi na paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaguaruna, como vigário paroquial, mais tarde como pároco.

Em 1990, Padre Wilson foi membro da equipe executiva da coordenação de pastoral da diocese de Tubarão, no secretariado diocesano de Pastoral de Criciúma. Em 1993, foi nomeado vigário geral da Diocese de Tubarão, mas com atuação no secretariado de pastoral de Criciúma. Com a instalação da Diocese de Criciúma, em 1998, assumiu o serviço de vigário geral e ecônomo da diocese recém-criada.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo