Canção Nova

Padre no último dia do Hosana 2021: "Confiar nas promessas de Deus!"

Confira como foi a manhã deste domingo, 5, do Acampamento Hosana Brasil da Comunidade Canção Nova

Da redação

Padre Adriano durante pregação deste domingo, 5, do Hosana Brasil/ Foto: Reprodução CN

O terceiro dia do Acampamento Hosana Brasil 2021 foi iniciado com a oração do terço mariano pela missionária da Comunidade Canção Nova, Camila de Godoy. A programação prosseguiu com cânticos do Ministério de Música.

Na sequência, os participantes viveram um dos pontos altos do Hosana: a Oração com a Barca. O momento foi conduzido pela cofundadora da Canção Nova Luzia Santiago, e o missionário padre Bruno Costa.

Durante o momento de oração, a barca foi transportada e passou entre os participantes do acampamento. Os fiéis foram depositando seus sofrimentos e vitórias do ano de 2021, além dos propósitos, esperança, anseios, projetos e sonhos para 2022.

Confiar para acreditar na promessa

“Confiar para acreditar na promessa”. Este foi o tema da pregação do missionário da Canção Nova, padre Adriano Zandoná. O sacerdote começou citando a parábola da semeadura e alertou os fiéis para a importância de saber ouvir a Palavra de Deus.

Jesus gastava a maior parte do seu tempo ensinando, apontou o presbítero. Segundo padre Adriano, os discípulos não pediam para serem curados e libertos: “Isso acontecia a medida que eles ouviam as palavras do Senhor”.

O sacerdote prosseguiu citando o Salmo 89. Ele afirmou que Deus não desmente a sua palavra, a sua fidelidade. Deus não quebra a sua aliança com a humanidade. A palavra “aliança” na bíblia, frisou o presbítero, tem grande valor, assim como a palavra “promessa”.

“Deus se relaciona com homens e mulheres através de uma promessa e uma aliança”, comentou padre Adriano. Para chegar ao cumprimento da promessa e da aliança com Deus é preciso enfrentar batalhas, disse.

O presbítero alertou para as alianças erradas feitas pelo homem: aliança com as drogas, com a mentira, com o mal. “Com quem você tem feito aliança? Deus chama você a fazer uma aliança com Ele!”, sublinhou.

Crer mesmo sem ver

Quando Deus chama a uma aliança, ela é alicerçada na promessa. De acordo com padre Adriano, o processo de construção da aliança é a confiança. “Abandonar sua zona de conforto e correr em direção da promessa”, é o que aconselhou o sacerdote.

“Crer mesmo sem ver”, exortou o presbítero. “Porque a promessa vai passar pelo teste do tempo”, complementou. Toda promessa tem princípios, disse padre Adriano, e é ele que faz a promessa acontecer. “Buscai e tudo vos será acrescentado. A obediência gera a providência”.

Segundo o sacerdote, na bíblia há mais de oito mil promessas de Deus para a humanidade. Dentre todas, padre Adriano destaca três: “Pedi e vos será dado” (Mt 7,7); “Feliz é o homem que suporta a provação, porque depois de provado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1; 12); “O meu Deus proverá magnificamente, segundo a sua riqueza em Cristo Jesus, toda as vossas necessidades” (Fl 4;19).

Sobre a primeira promessa, o presbítero recordou Santo Agostinho que dizia a homens e mulheres para pedirem coisas grandes, como filhos de Deus e com esperança. “Rezar com confiança sabendo que Deus nos ouve. (…) O impossível é uma das especialidades de Deus”, afirmou.

A felicidade e a coroa da vida eterna fazem parte da segunda promessa destacada pelo sacerdote. Suportar a provação é a condição para alcançar esta promessa. Ao citar a terceira promessa, o presbítero questionou os fiéis: “Qual a sua necessidade?”. Obedecer a Deus é a condição para alcançar a promessa de Cristo, ressaltou.

Testemunho

Ao final da pregação, um casal missionário da Comunidade Canção Nova testemunhou a graça de conseguir engravidar após anos de tentativas frustradas.

Programação

A Santa Missa de encerramento do Hosana Brasil 2021 acontece às 15h. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo