Canção Nova

Padre Jonas Abib recebe título de Monsenhor na próxima quarta-feira

"Monsenhor Jonas Abib". Esta é a assinatura que o fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib, assumirá a partir da próxima quarta-feira, 17 de outubro.

A pedido do bispo de Lorena, interior de São Paulo, Dom Benedito Beni, o Papa Bento XVI concedeu ao sacerdote o título que é dado a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.

"Este fato é motivo de grande alegria para a Diocese de Lorena e para toda a família Canção Nova", afirma Dom Beni que fará a entrega do título ao Padre Jonas.

A cerimônia acontecerá em Cachoeira Paulista, SP, sede da Canção Nova, no início da Santa Missa, a partir das 20h. A celebração é aberta a todos os fiéis, que participarão, também, da comemoração dos 10 anos do Projeto Dai-me Almas.

Título de Monsenhor

Monsenhor é uma palavra que tem origem francesa e, em português, pode ser abreviada como Mons. é um título eclesiástico honorífico dado aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa.

Quem solicita é o bispo diocesano, mas apenas o Papa pode conferir o título de Monsenhor.

O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de outro padre. Sendo assim, o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título.

Com o título a vestimenta preta que o sacerdote usa em algumas ocasiões muda. Agora, os ornamentos passam a ser roxos – faixa, frisos e botões. Sobre a cabeça o sacerdote pode utilizar o gorro com três primas, simbolizando a Santíssima Trindade.

Em alguns países os bispos também são referidos como monsenhor, em contrates a forma tradicional de tratamento (Excelência, Vossa Excelência Reverendíssima, Vossa Graça, etc). Muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem o título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja Católica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo