Jubileu

Padre avalia Semana Bíblica Nacional e comenta próximos passos 

Semana Bíblica Nacional foi realizada de 7 a 10 de junho 

Denise Claro
Da redação 

catequista

Semana Bíblica Nacional foi realizada de 7 a 10 de junho/ Foto-joaogbjunior-por-Pixabay

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, nos dias 7 a 10 de junho, a Semana Bíblica Nacional. O evento, em modalidade virtual, marcou o início da celebração do jubileu de ouro do Mês da Bíblia.

O assessor da comissão, padre Jânison de Sá, explicou que a Semana aconteceu já agora em junho por ser preparativa para as equipes que trabalham na pastoral. “Foi de fato uma preparação prévia para os animadores e coordenadores”. 

O sacerdote faz um balanço positivo da Semana, a partir da grande participação da equipe. “A Semana foi de estudo, reflexão e celebração ao redor da Palavra de Deus. Ficamos muito felizes com a participação das pessoas. Em todas as nossas redes sociais, a cada noite, pessoas de várias dioceses comentaram de forma positiva, motivadora. Bispos, religiosos, leigos, comunidades de vida e movimentos eclesiais estavam junto conosco.”

A proposta da Semana Bíblica foi de ser formativa e, ao mesmo tempo, celebrativa pelos 50 anos do Mês da Bíblia em 2021.

“Essa semana bíblica quis acentuar também a importância da animação bíblica em toda a pastoral, que é o novo documento de estudo, fruto da Assembleia dos Bispos. Esses 50 anos são um marco muito relevante na história da Igreja no Brasil. Tudo começou em Belo Horizonte e depois os círculos bíblicos se espalharam para todas as comunidades do país”, afirma o padre.

Leia mais
.: CNBB lança texto-base e encontros para o Mês da Bíblia 2021

Jubileu

Igreja no Brasil comemora os 50 anos do Mês da Bíblia/ Foto: CNBB

O sacerdote lembra que, para as comemorações do “Mês da Bíblia” em setembro, o tema escolhido foi a Carta de São Paulo aos Gálatas, e o lema, “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

A cada ano, a Igreja no Brasil sugere um livro da Bíblia para ser estudado no mês de setembro. “Porque, às vezes, ficamos presos ao livro que a gente mais gosta, ou às leituras da liturgia. Então, no mês da Bíblia, espera-se que nos círculos bíblicos e também nas famílias seja estudado o livro proposto. Essa transmissão é muito importante de pai para filho, de geração em geração”, reforça o padre. 

Próximos Passos

Padre Jânison de Sá /Foto: Arquivo Pessoal

Padre Jânison explica que o texto-base já está pronto. Também haverá outras atividades motivacionais. “Em julho, teremos mais dois eventos de estudo para conhecer melhor a Palavra, e em setembro confiamos às dioceses que realizem inúmeras atividades.”

Nos dias 16 e 17 de julho, haverá uma capacitação para quem deseja conhecer e realizar a animação bíblica e pastoral nas dioceses. Acontecerá de forma on-line por conta da pandemia. Nos dias 21 a 23, será promovido um Seminário Bíblico, dentro da celebração do Jubileu.

O assessor afirma que, como equipe nacional, haverá uma abertura solene do Mês da Bíblia, no dia 1º de setembro. “Pela manhã, uma missa será celebrada em Belo Horizonte (MG), presidida por Dom Walmor Azevedo. Na parte da tarde, um momento de leitura orante com a Palavra de Deus, diretamente de Curitiba (PR), conduzido por Dom Peruzzo. E à noite, um momento formativo com Dom Joel Portela.”

Palavra como centro

Padre Jânison ressalta a importância da Palavra ser o centro na vida do cristão, de cada comunidade e família. A Palavra alimenta e conduz, frisa o sacerdote, e ainda precisa, nos dias de hoje, de uma maior valorização.

“Vimos agora na pandemia pessoas desanimadas, tristes, abatidas. Creio que seja o momento de nos fortalecermos ouvindo a Palavra de Deus e nos esforçando para vivenciá-La. Renovar nossas forças e reconhecer a centralidade da Palavra na vida e missão da Igreja, e na nossa vida.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo