O Natal se aproxima e, na maioria das vezes, a correria destes dias é para a compra dos presentes e a preparação das festas. No entanto, o padre Júlio Antônio da Silva, sacerdote na Arquidiocese de Maringá (PR) apresenta sete dicas para ir além dos aspectos comerciais da época e buscar um Natal, de fato, cristão.
A primeira dica, de acordo com o padre, é cuidar para que ninguém ocupe o lugar de Cristo no Natal. “Tomar consciência de que o Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo entre nós. Nenhuma outra figura deve ocupar o lugar Dele. Papai Noel é uma produção e maquiação mercantilista, consumista”.
Depois, padre Júlio sugere aos católicos a procura pelo Sacramento da Confissão. Segundo ele, uma boa preparação para o Natal exige mudança de atitudes pessoais e estruturais, sobretudo mudança do coração. “Nada melhor, para reorientar as mudanças, que a recepção do Sacramento da Confissão ou Reconciliação”, afirmou.
A terceira dica diz respeito à plenitude da vida que o cristão deve buscar e promover. “Jesus Cristo nasceu entre nós para elevar nossa dignidade de pessoas humanas. Ele veio para que todos tenham vida plenamente. Faça a sua parte: lute para que todas as pessoas tenham vida plena”.
“Criar mais espaços de diálogo com as pessoas que convivem e se aproximam de você”, é a quarta sugestão do padre.
A quinta dica é voltada para a família. “Jesus Cristo nasceu em uma família, a Sagrada Família de Nazaré. A família tem que ser a prioridade das prioridades. É nela que cada pessoa aprende a ser gente. Portanto, dê mais tempo para a sua família, engaje-se em grupos de família, na pastoral familiar, nos movimentos familiares…, e seja membro efetivo da grande família-Igreja”, indicou.
Ainda no âmbito familiar, e apoiando-se no exemplo da Sagrada Família de Nazaré, padre Júlio, sugere aos pais que “acolham com carinho e firmeza” os filhos. Da mesma forma, os filhos e devem acatar docilmente as determinações de seus pais. “Eles, com certeza, só querem o bem de vocês”, defendeu.
Por fim, o padre recorda que na noite de Natal os anjos proclamaram a glória de Deus e a paz para as pessoas de boa vontade que O amam. “Escute novamente o cântico dos anjos”, pede o sacerdote. “Deus quer dar a verdadeira paz a toda criatura! Construa a paz interior. Faça de tudo para dar um basta à violência, à ira, à vingança…”, sugeriu.
Natal e o Papa
Às vésperas do Natal, o Papa Francisco, celebrando a Missa na Casa Santa Marta, nesta segunda-feira, 23, convidou os fiéis a manterem o coração aberto e dar espaço a Jesus, e não às compras e ao barulho. Leia mais