23 milhões de anos. Nesta época uma ave carnívora com mais de dois metros de altura, habitou a região do Vale do Paraíba, sudeste do Brasil. Encontrar um osso delas há três décadas, fez o médico ortopedista, doutor Sebastião Herculano, se apaixonar ainda mais por sua profissão e montar o Museu de História Natural.
São milhares de fósseis e réplicas organizados dentro de um espaço de 600 metros quadrados. Bastam poucos passos para percorrer milhões de anos. No museu, as peças estão dispostas em ordem cronológica. O visitante tem a oportunidade de conhecer espécies do Brasil e do mundo. Atualmente cerca de quatro mil peças estão expostas.
Uma visita pode durar horas pelo museu. Há sala reservada para seminários e para exibição filmes sobre os dinossauros. Também estão expostos ossos e animais de nossa mata atlântica.
Para o médico e diretor do museu, o fascínio que desperta a curiosidade de milhares de pessoas não pode ficar restrito à frieza do registro.
São vestígios de um quebra-cabeças que podem desvendar mistérios de uma época em que nenhum ser humano estava lá para registrar.
O Museu de História Natural fica na rua Juvenal Dias de Carvalho, 111, Jardim do Sol, Taubaté, São Paulo. Telefone: (12)3631-2928
Asssista à reportagem