Rito Maronita

"Os vários ritos são uma riqueza para a Igreja", diz Mons. Jonas

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, recebeu neste sábado, 09, em uma missa na Catedral de Lorena (SP), a permissão para celebrar no rito maronita, um rito oriental, tradicional no Líbano.

No início da celebração Dom Edgard Madi, Bispo Maronita do Brasil, agradeceu Dom Benedito Beni, Bispo da diocese de Lorena pelo convite para a celebração. O Bispo Maronita explicou que a permissão dada ao Monsenhor, veio da Congregação para as Igrejas Orientais, acompanhado de uma bênção apostólica do Patriarca de Antioquia, pelos serviços prestados pelo sacerdote em favor da Igreja.

Monsenhor Jonas, que é descente de libaneses, define essa permissão como mais uma responsabilidade: de não apenas contribuir com a Igreja Latina, mas também com a Igreja Maronita. "Diante dos muitíssimos maronitas e libaneses no Brasil, Dom Edgard quer justamente que eu e a Canção Nova colaboremos para que, os maronitas, assumam a sua fé, especialmente os jovens. É uma responsabilidade e eu a acolho com o coração aberto".

A Igreja Maronita é católica oriental, segue portanto um rito próprio, diferente do rito latino adotado pelos católicos ocidentais. Dom Edgard afirma que os maronitas estão presente aqui no Brasil, "não só para receber, mas também para dar, dar os santos, dar a fé da Igreja Oriental, porque a presença da Igreja Maronita neste país, é uma riqueza".

O fundador da Comunidade Canção Nova concordando com a afirmação de Dom Edgard, explica em sua homilia que o rito oriental é mais antigo que o latino, já que Igreja começou no oriente. O sacerdote fez questão de destacar que os ritos orientais sempre aconteceram na história da Igreja, e que "a Igreja, o Papa, sempre fizeram questão de que esses ritos não se perdessem, porque eles são uma riqueza."

Para Dom Beni, essa missa foi uma demonstração da unidade da Igreja na diversidade de liturgias. "A Igreja é uma harmonia de diversas liturgias, diversas espiritualidades, e hoje nós tivemos aqui, uma demonstração muito clara de tudo isso."

Ao concluir Dom Beni, destacou que a bênção enviada pelo patriarca ao Monsenhor Jonas, se estende para toda diocese de Lorena, que nesses dias celebra a festa de sua padroeira Nossa Senhora da Piedade.

:. Veja fotos dessa Missa
:. Vídeo: Momentos marcantes da Missa
:. Assista: Dom Edgar, Dom Beni e Mons. Jonas falam sobre a Igreja Maronita no Brasil

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo