ROTINA

Organização ajuda pais e estudantes com retorno das aulas

O segundo semestre já começou para muitos estudantes, e com ele a necessidade de retomar a rotina. Mas como organizar o dia a dia da família depois das férias? Uma boa preparação pode fazer toda a diferença, tanto para crianças pequenas quanto para os adolescentes que vão enfrentar o Enem.

Reportagem de Vanessa Anício e Luiz Gustavo Rodrigues

Durante as férias, a pequena Manuela aproveitou bastante. “Eu brinquei com a minha amiga, eu escorreguei, eu balancei”, disse a estudante de 7 anos, Manuela Pietro.

Depois dos dias de descanso e diversão, voltar à rotina exige planejamento. Para Mônica, a volta às aulas começa antes mesmo do primeiro dia letivo. “Alguns dias antes, a gente começa a mexer nos materiais, também participam, veem o que pode ser reaproveitado, o que precisa comprar novo, o que precisa ser limpo. Eu acho que o mais importante mesmo é o horário. Brincar na pracinha no horário que a gente sempre sai quando tem a rotina escolar. Trago eles para dentro de casa, para almoçar no horário certinho para sair pra escola, não se atrasar”, contou a fotógrafa, Mônica Pietro. 

“Nosso processo de adaptação, ele demora aproximadamente 21 dias pra gente retomar a rotina. Então, é necessário que a gente comece antes do período escolar”, explicou a neuropsicopedagoga, Flávia Carvalho. 

Uma rotina bem estruturada reduz o estresse, evita esquecimentos e ajuda as crianças a retomarem o ritmo sem tanta dificuldade. “A criança, ela precisa de segurança. E como se dá essa segurança? Rotina. Uma rotina pedagógica, uma rotina em casa. Isso facilita com que ela tenha segurança em fazer todo esse processo”, reforçou Flávia. 

E essa organização não é importante só para os pequenos. No segundo semestre, muitos adolescentes vão passar por uma fase decisiva, os preparativos para o Enem. E é aí que o planejamento para o retorno a uma fase mais intensa de estudos pode fazer a diferença. “Ele precisa lembrar daquilo que ele busca. Avaliar de onde ele parou, retomar os estudos gradativamente para que ele saiba de onde começar”, retomou Flávia.

Organizar a rotina e manter o diálogo é cuidar da saúde emocional de toda a família e garantir um segundo semestre com mais leveza e bons resultados. “Uma dica pros pais,é você saber sentar no sofá e ouvir sem recriminar, ouvir sem colocar os seus apontamentos, escutar aquele adolescente, escuta de coração para que você saiba dar o direcionamento correto ou apenas acolher aquele momento”, concluiu a neuropsicopedagoga.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo