Luz na Infância

Operação contra pedofilia resulta em prisões em vários estados

Prisões foram resultado do cumprimento de 92 mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal

Da redação, com Agência Brasil

A Polícia Civil de 17 estados brasileiros prendeu 97 pessoas nesta sexta-feira, 20, após iniciar junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a Megaoperação “Luz na Infância”, contra a pedofilia. As prisões foram em flagrante, resultantes do cumprimento de 92 mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal.

A Operação Luz na Infância mobilizou 1,1 mil policiais que auxiliaram na prisão em flagrante de suspeitos de disseminar pornografia infantil e pedofilia na internet e também pela produção deste tipo de material. O trabalho de investigação da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública durou seis meses e contou com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do ministério, esta é uma das maiores ações mundiais contra a pedofilia. Os investigadores mapearam a ação dos pedófilos na internet, ambiente que, segundo a Senasp, facilita a conduta criminosa de adultos que buscam atrair crianças e adolescentes. “O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos”, informou a Senasp, em nota.

Até o momento, o estado de São Paulo registrou o maior número de prisões, seguido de Goiás, Minas Gerais,  Rio Grande do Sul, Pará, Distrito Federal, Santa Catarina, Sergipe,  Maranhão,  Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia,  Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

O número final de presos e mandados cumpridos será divulgado pelo Ministério da Justiça até o fim do dia. As investigações agora vão apontar se os presos fazem parte de quadrilhas nacionais e internacionais ou se agiam sozinhos. Também não foram divulgadas informações consolidadas sobre o perfil das pessoas que foram presas.

Leia também
.: Especialista alerta sobre exposição de crianças a bullying e pedofilia na internet
.: Francisco reafirma necessidade de combater graves problemas como pedofilia e corrupção 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo