Romaria Nacional

On-line: Pastoral da Saúde celebra Missa pelo Dia Mundial do Enfermo

Missa será transmitida diretamente da Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ) no Dia do Enfermo

Da redação, com CNBB

Com o tema “Maria, Mãe Fraterna e Solidária, gerando o Diálogo da Paz Social”, a Pastoral da Saúde Nacional, em parceria com o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, na próxima quinta-feira, 11, a Romaria nacional virtual, em comemoração ao XXIX Dia Mundial do Enfermo.

A tradicional Romaria anualmente reúne agentes da Pastoral da Saúde de todo o Brasil no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, em decorrência da pandemia, será totalmente on-line. A Santa Missa será presidida pelo bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral Nacional da Saúde, Dom Roberto Ferreira Paz.

A missa em comemoração ao XXIX Dia Mundial do Enfermo será às 19h30. Acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Campos, e será transmitida pelas redes sociais da pastoral.

Dom Roberto destaca que este ano a Pastoral da Saúde é convidada a se inspirar na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Enfermo. Além disso, o momento é de agradecimento aos cientistas pela descoberta da vacina contra a covid-19.

Leia mais
.: Papa recorda Dia Mundial do Enfermo

Pastoral da Saúde

O Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, Alex Mota, destaca que este ano as comemorações do Dia Mundial do Enfermo serão realizadas na intenção das vítimas da covid-19 e em solidariedade com as famílias enlutadas.

“A Romaria Nacional da Pastoral da Saúde reunirá milhares de agentes e camilianos de todas as regiões do país de forma on-line. O evento também serve como preparação para a comemoração dos 35 anos da Pastoral, em 9 de maio, quando foi reconhecida no ano 1986 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, conclui Alex.

Dia Mundial do Enfermo

O Dia Mundial do Enfermo é uma data associada ao dia de Nossa Senhora de Lourdes. A pequena cidade da França anualmente recebe milhões de peregrinos rezar pela saúde.

Nossa Senhora de Lourdes é sinônimo de esperança, solidariedade e cuidado para com os enfermos.

Mensagem do Papa

“Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A relação de confiança, na base do cuidado dos doentes. Essa é a palavra que inspira a Mensagem do Papa Francisco para o XXIX Dia Mundial do Enfermo.

Na mensagem, Francisco se dirige aos doentes e aos profissionais da saúde. De modo particular, chama a atenção para as pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do coronavírus. 

“A todos, especialmente aos mais pobres e marginalizados, expresso a minha proximidade espiritual, assegurando a solicitude e o afeto da Igreja”, destaca um trecho do documento.

Francisco ressalta ainda na mensagem que o tema deste dia é inspirado no trecho do Evangelho em que Jesus critica a hipocrisia de quantos dizem, mas não fazem (cf. Mt 23, 1-12).

“Quando a fé fica reduzida a exercícios verbais estéreis, sem se envolver na história e nas necessidades do outro, então falha a coerência entre o credo professado e a vida real. O risco é grave; Jesus, para acautelar do perigo de derrapagem na idolatria de si mesmo, usa expressões fortes e afirma: ‘Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos’ (23, 8)”, aponta o Papa em outro trecho da mensagem.

Oração

Francisco finaliza a mensagem se colocando em oração pelos doentes, familiares e profissionais da saúde dando sua bênção.

“Todas as pessoas doentes, os agentes da saúde e quantos se prodigalizam junto dos que sofrem, confio-os a Maria, Mãe de Misericórdia e Saúde dos Enfermos. Que Ela, da Gruta de Lurdes e dos seus inumeráveis santuários espalhados por todo o mundo, sustente a nossa fé e a nossa esperança e nos ajude a cuidar uns dos outros com amor fraterno. A todos e cada um concedo, de coração, a minha bênção”, ressalta o trecho final da mensagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo