Dom Giovanni D'Aniello

Núncio no Brasil preside Missa no Congresso Eucarístico

Dom Giovanni D’Aniello falou de chamado vocacional e do significado de um Congresso Eucarístico

Jéssica Marçal
Da Redação

Dom Giovanni D'Aniello preside celebração eucarística em Belém (PA) / Foto: Reprodução TV Nazaré

Dom Giovanni D’Aniello preside celebração eucarística em Belém (PA) / Foto: Reprodução TV Nazaré

Nesta quinta-feira, 18, a Missa do Congresso Eucarístico Nacional em curso em Belém (PA) foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. A Missa foi na catedral metropolitana de Belém.

Acesse
.: Horários das transmissões pela TV Canção Nova 

Entre os aspectos destacados na homilia, esteve o chamado vocacional, à luz do exemplo do profeta Jeremias. “No chamado à missão profética podemos verificar o percurso do vocacionado”, disse Dom Giovanni, ressaltando que, a partir do exemplo de Jeremias, vê-se que a vocação é, em primeiro lugar, encontro com Deus.

As consequências desse chamado vocacional podem incluir perseguições, observou o núncio, mas o profeta sabe que o sucesso de sua missão não depende dele, mas Daquele que o enviou. O núncio também lembrou que, cada um, por meio do Batismo, é inserido na vida trinitária e na corresponsabilidade para que o anúncio do Evangelho seja como o próprio Deus determinou.

Dom Giovanni também ressaltou o significado de um Congresso Eucarístico, uma oportunidade de aprofundar aspectos sobre a Eucaristia, sejam teológicos ou pastorais. Além disso, é uma ocasião para alimentar ainda mais a espiritualidade e estar na presença de Deus. “Diante de um evento dessa proporção, o protagonista é o próprio Senhor, presente na Eucaristia”.

Essa não é a primeira vez que Dom Giovanni visita Belém, mas ele disse que, cada vez que vai ao local, há algo novo. Hoje, ele falou da alegria em poder presidir a celebração eucarística do Congresso Eucarístico Nacional e ser sinal da presença do Papa. “O Papa ama o povo brasileiro e está unido em comunhão nesses dias de Congresso”.

Outras atividades

Além das Missas diárias, o Congresso Eucarístico conta com outras atividades. No fim da tarde desta quarta-feira, 17, os participantes acompanharam a chegada da procissão eucarística fluvial, que partiu de Manaus no dia 8 de agosto e passou, por embarcação nos rios da região, pelas prelazias e dioceses de Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Óbidos (PA), Santarém (PA), Gurupá (PA) e Ponta de Pedras (PA).

Também no dia de ontem, começaram o Café Teológico e a Feira Católica. O Legado Pontifício – nomeado pelo Papa Francisco para representá-lo no Congresso – Cardeal Cláudio Hummes presidiu uma Missa para os moradores de rua.

Nesta quinta-feira, 18, começam os workshops, que abordam quatro temas diferentes, relacionados à Eucaristia, a partir de reflexões de palestrantes católicos de diferentes estados do Brasil.

O Congresso

O Congresso Eucarístico Nacional começou nesta segunda-feira, 15, e vai até domingo, 21. O objetivo do evento é tornar visível para todo o país a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia.

Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, o evento acontece no ano do quarto centenário do início da evangelização na Amazônia e da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Leia também
.: Eucaristia é destaque no hino oficial do Congresso Eucarístico Nacional
.: Agosto é o mês do Congresso Eucarístico Nacional; entenda o evento

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo