ORIENTAÇÃO

Número de acidentes de trabalho cresce no Brasil, prevenção é importante

O número de acidentes de trabalho no Brasil voltou a crescer e acende um alerta para empresas e trabalhadores. E na contramão das estatísticas, tem empresa que aposta em treinamento como forma de prevenção.

Reportagem de Vanessa Anicio e Daniel Camargo

De um lado, a rotina pesada de muitos trabalhadores. Do outro, estatísticas preocupantes.

O Brasil é um dos países com mais registros de acidentes no ambiente de trabalho. José, que trabalha há 10 anos em canteiros de obras, já presenciou cenas que poderiam ser evitadas. “Uma vez teve um garoto que estava quase indo embora no hall de escada, estava faltando um degrau e ele acabou, não viu, acabou deslizando nesse vão do hall de escada e veio quebrar algumas costelas e perfurar o pulmão”, contou o operador de máquinas leves, José Marques Machado.

Muitas vezes, a pressa, o improviso ou a falta de orientação colocam vidas em risco. Segundo um apontamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, só no primeiro semestre de 2025, cerca de 1600 trabalhadores perderam a vida por acidente de trabalho. Um aumento de aproximadamente 9% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

O que mais preocupa realmente é a falta de capacidade preventiva de todos. Eles não estão tão preocupados, estão preocupados em atender a demanda, e fazer o trabalho com pressa e esquecem a área de segurança”, confirmou a engenheira de segurança, Célia Diniz. 

Para especialista, a informação precisa chegar antes do acidente. “As empresas precisam sair do famoso checklist para cumprir a legislação. Então elas precisam trazer uma cultura de segurança para a empresa e o famoso treinamento. O treinamento não pode ser deixado para trás”, retomou a engenheira.

Esse já é o compromisso desta empresa em BH. Neste canteiro de obras, por exemplo, os treinamentos fazem parte da rotina. Os bons resultados já aparecem. “No último ano nós tivemos uma redução de 44% dos nossos números de acidentes e onde que a gente traz o treinamento prático e teórico para eles dentro do canteiro de obra”, disse o supervisor de segurança do trabalho, Fernando Rodrigues Carvalho.

Dever da empresa e do colaborador. A prevenção é o caminho para evitar que histórias de dor se repitam. “Pensar que tem alguém esperando ele lá em casa”, concluiu José.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo