Brasília

Novos Bispos se reúnem na CNBB

Começou na tarde desta segunda-feira, 13 e segue até a próxima sexta-feira, 17, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o 23º Encontro dos Novos Bispos. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e conta com participação de 13 bispos nomeados desde agosto de 2011 a julho deste ano.

Os novos bispos foram recebidos pelo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO) e pelo assessor da mesma Comissão, padre Deusmar Jesus da Silva. Após as primeiras apresentações, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, recebeu os bispos e levantou as perspectivas da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

A programação conta ainda com palestras do ecônomo da CNBB, Francisco Julho de Souza, do subsecretário adjunto de pastoral, padre Francisco de Assis Wloch e uma visita a Nunciatura Apostólica.

Este encontro foi criado no Brasil em 1989 para que os novos bispos pudessem entender sua nova função dentro da Igreja. Depois, tanto o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) quanto o Vaticano seguiram o exemplo do Brasil e desenvolveram um evento semelhante.

Segundo o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, após a criação do encontro dos novos bispos pelo Vaticano, onde bispos do mundo inteiro participam, o CELAM então deixou de ministrar, priorizando o da Santa Sé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo