Cônego Henrique da Costa

Novo bispo de Aracaju fala das expectavivas para sua missão

A Igreja de Aracaju recebeu, nesta quarta-feira, 1, a notícia da nomeação de Cônego Henrique Soares da Costa como bispo auxiliar da Arquidiocese. A ordenação episcopal será no dia 19 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.    

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o novo bispo fala de suas expectativas e dos momentos que viveu no dia em que recebeu o comunicado de sua nomeação, quando sofreu um assalto e foi agredido fisicamente.  

O assalto ocorreu no dia 20 de março, na rodovia AL-101 Sul. O religioso, após retornar de uma Missa em Poxim, Aracaju, foi abordado por quatro homens armados, que estavam em uma caminhonete.

O cônego tentou fugir, mas os assaltantes dispararam tiros, que atingiram o seu automóvel. Os homens agrediram Cônego Henrique e, em seguida, levaram o carro, além de R$ 100 e pertences pessoais. 

noticias.cancaonova.com Nos alegramos com sua nomeação e ficamos ainda comovidos com a notícia que o senhor foi assaltado, na semana passada. Como o senhor superou esses momentos?

Cônego Henrique – Durante o assalto, eles queriam me matar. Mas eu os supliquei, pedi que não me matassem por causa da missão que eu tenho a cumprir. É pra isso que a gente é padre, que somos chamados por Deus. A nossa alegria é fazer Nosso Senhor conhecido e as pessoas se alegrarem por conhecer Jesus e por encontrarem em Jesus um sentido para a vida. Não há maior recompensa do que ver nas pessoas o sentido de sua existência em Deus, porque a grande crise, hoje, do mundo é a falta de Deus e de fé. A sociedade está desgastada e a causa última é a falta de valores, mais até do que as questões econômicas e sociais. E a raíz dos verdadeiros valores é Deus. Isso a Igreja deve ao mundo e a missão do bispo é anunciar Jesus.

noticias.cancaonova.com – Quais são suas expecativas para este novo tempo?

Cônego Henrique – Um grande serviço que um bispo pode prestar ao mundo, hoje, é testemunhar Jesus Ressuscitado. Este Jesus crido, anunciado e adorado pela Igreja. Anunciar esse Jesus sem medo, pois é Ele o único salvador e não há outro. Anunciar sem medo que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo, que guarda o depósito da fé, que guarda a vida que Cristo nos deu, na Palavra, nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia. Essa é a grande missão dos pastores da Igreja: fazer com que os homens de hoje encontrem Jesus Cristo. Nós apresentamos a humanidade a Cristo e, depois, desaparecemos, pois o importante é Cristo. Somos apenas um instrumento.

noticias.cancaonova.com – Qual a mensagem que o Senhor deixa para o povo de Maceió e também para o povo de Aracaju, que agora o acolhe?

Cônego Henrique – Nós, cristãos, somos chamados a redescobrir Jesus como se fosse a primeira vez. Ou seja, com aquele entusiasmo, com a alegria de crer e apostar a vida Nele, nas pequenas coisas, no dia a dia, no trabalho, na vida de família, no namoro e em todos os aspectos da vida. Não devemos ter medo de levar Jesus a sério, de morrer para nós mesmos. Sou muito grato a Deus por tudo que recebi da Arquidiocese de Maceió e de Penedo, onde nasci, isto é, a fé, a doutrina e o amor a Nosso Senhor. E já estou acolhendo no coração a Igreja de Aracaju. Essas pancadas que levei já as ofereci a Nosso Senhor, pela Igreja de Aracaju, pelo Senhor Arcebispo, Dom José Lessa. Vou de coração aberto sabendo que foi o Senhor que me mandou e me espera lá. É bonito porque eu não conheço Dom Lessa pessoalmente, não conheço a Igreja de Aracaju e nem eles me conhecem. No entanto, o amor de Cristo no uniu.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo