Ontem, 8, Frei Cláudio Nori Sturm, foi nomeado Bispo da Diocese de Patos de Minas, vacante desde 30 de maio do ano passado, por causa da transferência de seu Bispo, Dom João Bosco Oliver de Faria, para a Arquidiocese de Diamantina. Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o prelado falou desta nova missão.
Canção Nova: Quais são suas expectativas?
Frei Cláudio Nori Sturm: "As expectativas são as melhores, começando pelas manifestações de felicitações, de carinho, apreço, através de inúmeros telefonemas, e-mails e entrevistas. Trabalhar com este povo é para mim uma grande alegria. Vejo que é um povo muito acolhedor e muito afetuoso.Sei que as expectativas por parte da diocese são muito grandes porque já faz um ano e seis meses que é vacante. Vou tentar corresponder aos anseios do povo."
Canção Nova: Em que o carisma franciscano pode contribuir em seu episcopado?
Frei Cláudio Nori Sturm: "Poderei levar um carisma franciscano, principalmente, tentar desenvolver o meu ministério episcopal na simplicidade e humildade franciscana. Vou como irmão e não como bispo. Para o povo eu sou bispo, mas eu vou me sentir irmão, como São Francisco, que sempre quis que todos fossem irmãos."
Canção Nova: Como bispo, o que é possível fazer em defesa da vida?
Frei Cláudio Nori Sturm: "Creio que missão do bispo é despertar consciência de todos quanto a importância da vida e conclamar a todos em defesa da vida. Esta é uma missão primordial: defender a vida, em todas as dimensões e expressões. Como Cristo disse, eu vim para que tenham vida e vida plena. Para que tenham vida. Neste sentido, a missão do bispo é continuar missão de Cristo. É preciso preservar a vida, que todos tenham vida e a tenham em abundância."
Canção Nova: Sobre o Sínodo que acontece em Roma e que, este ano, tem como tema a "Palavra de Deus", o que o senhor pode nos falar?
Frei Cláudio Nori Sturm: "Creio que é uma das grandes oportunidades da Igreja de tornar a Palavra de Deus de novo como ponto central da vida da Igreja. Que nós todos estejamos na escuta da Palavra. A Palavra se fez carne e habitou entre nós. A escuta da Palavra é para que a vida que nós vivemos esteja sempre ligada à Palavra de Deus."