Fé e devoção

Novena de São Cosme e Damião começa neste domingo

Neste domingo, 18, começa o novenário da festa de São Cosme e São Damião, na paróquia dedicada eles, no bairro da Liberdade, em Salvador.

As noites de novena seguem até o dia 26 de setembro, sempre às 19h. No dia festivo, 27 de setembro, diversas Missas serão celebradas: A primeira celebração será às 6h, depois às 7h. O Bispo Auxiliar de Salvador, Dom Gregório Paixão presidirá a celebração das 8h30. Durante a tarde as Missas serão realizadas às 12h, 14h, 15h30.

Às 17h será iniciada uma procissão pelas ruas do bairro, às 17h, e depois da Missa da noite se encerrarão os festejos. Este ano a comunidade tem mais um motivo para celebrar, são os 70 anos de fundação da paróquia.

Para a animar a festividade o tema escolhido foi "Cristo Salvador, verbo-palavra de Deus para a Igreja". Segundo a arquidiocese, a idéia é refletir sobre o valor do evangelho.

“Os nossos padroeiros conheceram a Jesus por meio da Igreja e de seu Evangelho e deram suas vidas sofrendo o martírio, por causa da observância e obediência à Palavra de Deus. Queremos refletir a palavra de Deus escrita para conhecermos mais o nosso Salvador Jesus Cristo”, explica o pároco Josevaldo Carvalho Nascimento.

História de São Cosme e Damião

Por terem estudado medicina, Cosme e Damião são considerados padroeiros dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos. Nascidos na Arábia, os santos gêmeos se estabeleceram na Cilícia, mas também exerceram a profissão em Alexandria, no Egito. Animados pelo espírito de caridade ardente, na qual eles foram formados pelos pais, Nicephorus e Teodora, os santos se destacaram pela dedicação e desempenho em cuidar da saúde dos mais pobres sem pedir nada em troca. Perseguidos por serem cristãos, os irmãos foram interrogados e convidados a renunciar a fé. Como não aceitaram, foram submetidos a diversas torturas, até serem degolados. Entretanto, os milagres não cessaram e inúmeras pessoas, especialmente crianças, começaram a ser curadas pela intercessão dos mártires.

Durante o pontificado de São Gregório Magno, as relíquias dos santos médicos foram traduzidas e levadas para Roma, dando início a uma devoção que rapidamente se espalhou pelo Oriente e por toda a Europa, especialmente na Itália, França e Alemanha. Atualmente, as relíquias dos mártires podem ser encontradas em algumas cidades da Itália e da Espanha.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo