Quem já se irritou com o serviço de atendimento ao consumidor? E ficou muito tempo ao telefone esperando alguma informação? O governo promete acabar com essa dor de cabeça a partir da assinatura de um decreto que determina regras para os chamados Call Centers.
Assista a reportagem
Em dois meses todas as Centrais Telefônicas do país vão ter que se adaptar as novas regras para melhorar o atendimento aos clientes.
O consumidor terá que ter desde o início da ligação a opção de falar com o atendente, e este, só poderá transferir a ligação uma vez. As empresas também serão obrigadas a fornecer um histórico da reclamação caso seja solicitada pelo cliente. E terão o prazo de cinco dias úteis para dar uma resposta a reclamação feita.
Outra obrigação, é que o número para contato com a empresa seja gratuito. Uma das maiores reclamações que chegam ao Procon de todo país é quanto ao cancelamento. A partir de agora, o menu eletrônico deverá conter a opção de cancelar. E este serviço deverá ser feito de imediato.
As empresas que não seguirem as regras poderão ser multadas em até 3 milhões de reais.
Para entrar em vigor, o presidente Lula assina o decreto com todas essas regras na próxima quinta feira. Elas vão valer para serviços de telecominicações, bancos e empresas de cartão de crédito.